TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualquer Coisa

Pesquisas Acadêmicas: Qualquer Coisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisa o transporte coletivo urbano pelo modo ônibus, com base em indicadores de qualidade do serviço ofertado pelas empresas operadoras. Em Santarém, PA o transporte coletivo é realizado por ônibus num sistema integrado em terminais, que recebe a denominação de Sistema Integrado de Transportes – SIT. Analisa-se esse transporte com base em pesquisa de opinião com uma amostra de usuários e em indicadores de qualidade do serviço, tendo como referencial básico parâmetros qualitativos e quantitativos utilizados na bibliografia existente. Os resultados da pesquisa forneceram um diagnóstico da qualidade do serviço de transporte coletivo que é ofertado na cidade e serviram como subsídio na formulação de propostas que visam melhorar o atendimento ao usuário e o nível de serviço e que possam ser utilizadas pelo poder público como agente concessor e pelas empresas operadoras.

PALAVRAS-CHAVE: Transportes Coletivo. Resultados. Sistema Integrado.

1. INTRODUÇÃO

O transporte coletivo urbano exerce papel importante na atual configuração dos deslocamentos urbanos como meio de transporte que propicia a interligação entre as diversas regiões das cidades, constituindo-se numa alternativa para a redução de graves problemas encontrados nas cidades, tais como: congestionamentos, acidentes de trânsito e impactos ambientais.

Na atual configuração das cidades o movimento de pessoas e produtos é intenso, sendo diversos os motivos dos deslocamentos: trabalho, estudo, compras, saúde, lazer e outras necessidades individuais, as quais variam de acordo com os interesses das pessoas e finalidades dos deslocamentos. A escolha do modo de transporte a ser utilizado leva em consideração vários fatores, entre os quais a disponibilidade de determinado modo, a preferência, a qualidade do serviço, assim como questões econômicas e geográficas.

O transporte coletivo tem importância fundamental dentro do contexto geral do transporte urbano, na medida em que é essencial para a população de baixa renda e, ao mesmo tempo, uma importante alternativa a ser utilizada como estratégia para redução das viagens por automóvel, contribuindo para a redução dos congestionamentos, da poluição ambiental, dos acidentes de trânsito e do consumo de combustível.

Caracterizada a relevância do transporte coletivo urbano em níveis sociais, econômicos e ambientais é necessário um diagnóstico sobre os padrões de qualidade apresentados por esse serviço essencial à população, os quais devem apresentar avaliações satisfatórias para que o usuário tenha um serviço que atenda as suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com