TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quantificação De NaCl Em Medicamento Por Espectrofotometria De Emissão Atômica

Ensaios: Quantificação De NaCl Em Medicamento Por Espectrofotometria De Emissão Atômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

A utilização de uma solução isotônica em relação aos fluidos corporais possui grande versatilidade, podendo ser usada desde para simples lavagens de ferimentos e lentes de contatos, como para nebulizações e infusões intravenosas. A análise do teor de cloreto de sódio em soro fisiológico permite confirmar a isotonicidade da solução, garantido os benefícios de sua utilização. A quantificação foi feita através de espectrometria de emissão atômica, pela utilização de atomizador de chama, mostrado resultado bastante adequado ao indicado pela embalagem.

Palavras-Chave: Fotômetro de chama; cloreto de sódio; soro fisiológico; controle de qualidade.

Introdução

O soro fisiológico se constitui de uma solução de cloreto de sódio em água deionizada, podendo ser usado para nebulização, lavagens de lentes de contato e ferimentos, assim como para infusões intravenosas.

A concentração da solução deve ser de 0,9% de cloreto de sódio, pois este valor leva a uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais, sem afetar o equilíbrio osmótico. O uso de soluções com concentrações diferentes, em especial para transfusões intravenosas, leva ao desequilíbrio osmótico, podendo proporcionar casos de hemólise ou desidratação celular.

Neste trabalho a determinação de sódio foi realizada por fotometria de chama, pois quando os íons de sódio são atomizados ocorre emissão luminosa, de comprimento de onda característico para o elemento.

Figura 1: Espectros de emissão e absorção do sódio.

Material e Métodos

Determinou-se o teor de cloreto de sódio e soro fisiológico por método de espectrofotometria de emissão atômica, por meio de um fotômetro de chama, utilizando-se soluções padrão de 140 mM de Na+ e 5 mM de K+.

Após calibração do equipamento com a solução padrão foi medida a amostra diluída, sempre intercalando a amostra com água, para a limpeza do capilar.

Resultados e discussões

O equipamento utilizado apresentava defeito, indicando concentrações cem vezes maiores, em função deste problema diluiu-se o padrão de 140 mM cem vezes. Fez-se então a diluição do medicamento quatrocentas vezes. Os valores informados pelo aparelho encontram-se na tabela abaixo.

Medidas padrão Medidas amostra

137 mM 0,40 mM

136 mM 0,40 mM

134 mM 0,39 mM

135 mM 0,39 mM

136 mM 0,39 mM

Foram diluídos 0,5 mL de soro fisiológico em 200 mL de solução. Posteriormente dilui-se a amostra mais 100 vezes para corrigir o problema do equipamento. A diluição de concentração teórica 0,385 mM tem um valor bastante parecido com os encontrados durante a realização da técnica, sendo por isso satisfatórios.

Conclusões

A técnica se mostrou eficiente e a concentração de cloreto de sódio em soro fisiológico mostrou-se de acordo com a indicada na embalagem, sendo por isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com