TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quelantes

Resenha: Quelantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Quelantes

Função: Remove íons metálicos

Vantagens: Melhora a seletividade e eficiência dos peróxidos

Desvantagens: Custo

O quelante tradicionalmente utilizado em seqüências de branqueamento de polpa celulósica é o DTPA, em meio ácido, embora já estejam sendo utilizados no Brasil quelantes polifuncionais que atuam numa ampla faixa de pH, tornando possível diminuir o número de torres no processo de branqueamento. Além disso o quelante polifuncional diminui a corrosividade do sistema pois possui propriedades inibidoras. O objetivo do presente trabalho consiste em avaliar o comportamento eletroquímico do aço inoxidável 304, material que na indústria resulta ser um dois mais submetidos à corrosão, em filtrados de diferentes estágios correspondentes a três seqüências de branqueamento de polpa kraft de eucalipto realizadas em laboratório. Em geral, a presença de íons Cl- promove a corrosão por pite dos aços inoxidáveis e estes íons podem estar presentes ao se empregar estágios de branqueamento contendo compostos clorados

A seletividade dos quelantes sintéticos é responsável por uma vantagem importante da quelação ácida.

É um passo usado na remoção e/ou inativação dos metais danosos ao desemprenho do peróxido de hidrogênio, portanto é um estagio prévio a aplicação do estagio próprio de peróxidação. O uso de quelação prévia é recomendado quando a implantação de um estagio especifico de peroxidação, pois sem essa quelação, não há um completo desenvolvimento de alvura em um estagio de peróxidação.

A aplicação de agente quelante na polpa também agrega ganhos de alvura, o que pode ser comprovado nos aspectos econômicos.

O quelante selecionado deve ser apropriado, devendo então proporcionar máxima eficiência e um mínimo de custo.

O quelante mais aplicado na atualidade é o DTPA, seu emprego ocorre em função da estabilidade frente a outros agentes oxidantes do branqueamento e sua habilidade de formar complexos com os metais que apresentam grande estabilidade.

A maior dificuldade ao método tradicional de quelação com o uso dos quelantes aminocarboxidalados (EDTA ou DTPA), diz respeito à necessidade de controle preciso de pH, na faixa de 4 a 6 para polpas kraft.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com