TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Unidade 1 Unip - Educação Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Questionario Unidade 1 Unip - Educação Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  8.936 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTIONARIO UNID 1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL OK

Pergunta 1

Por que no ano de 1968, entrando na década de 1970, o Brasil abriu suas portas para as indústrias com potencial poluidor que haviam sido proibidas de operar em seus países de origem?

a.

Foi um acordo entre os países para abater a dívida externa brasileira que nessa época era enorme.

b.

Nessa época, o regime militar ganhava força com um modelo econômico que privilegiava as relações capitalistas de produção. Além disso, os tecnocratas visavam a um Brasil desenvolvido urbana e industrialmente, de modo que isso acelerasse o processo de modernização do mercado financeiro. Foram essas as razões pelas quais os detentores do poder à época abriram as portas do país para as indústrias de potencial poluidor. Esse foi o começo da história da degradação ambiental por aqui.

c.

Porque nessa época acontecia a implementação das reformas educacionais que reformulou a universidade e estabeleceu o sistema nacional de 1º e 2º graus. Assim, com o crescimento da demanda de pessoas capacitadas a trabalhar no setor industrial, o Brasil abriu as portas para receber tais empresas.

d.

Porque no documento final da reunião que se convencionou chamar de Clube de Roma, instituiu-se uma cota de indústrias que deveriam operar em cada país e o Brasil ainda não havia atingido sua meta.

e.

Porque naquela época era o requisito necessário para um país em desenvolvimento se tornar um país desenvolvido.

a. ... há uma preocupação com o “empoderamento” por parte do consumidor ao salientar a importância da formação de hábitos e atitudes ecologicamente corretos.

b. ... devemos perceber o quanto essas campanhas produzem bons resultados.

c. ... percebemos uma visão naturalista muito preocupada com a preservação ambiental.

d. ... vemos uma grande preocupação com o meio ambiente e com as atitudes corretas adotadas pelos consumidores.

e. ... campanhas como essa vêm somam-se ao trabalho da escola na preservação do meio ambiente.

Pergunta 3 1. Em 1968 foi criado o Clube de Roma, na Itália, fundado pelo industrial Aurélio Peccei, top manager da Fiat e da Olivetti, e pelo cientista escocês Alexander king. Tomavam parte nele cientistas, políticos e industriais para discutir problemas relacionados ao consumo, às reservas de recursos naturais não renováveis e ao crescimento da população mundial até o século XXI. Os principais problemas detectados por eles, publicados no relatório que chamaram de Limites do Crescimento, foram: ( ) A industrialização acelerada. ( ) O rápido crescimento demográfico. ( ) O esgotamento de recursos não renováveis. Assinale com um V as afirmativas acima que considera verdadeiras e com um F as que considera falsas. Em seguida selecione a alternativa correta.

a.

V, V, V.

b.

V, V, F.

c.

V, F, F.

d.

F, F, F.

e.

F, V, V.

Pergunta 4 1. De acordo com sua leitura do livro-texto, por que é importante conhecer e estudar a história da educação ambiental?

a.

Porque ela é considerada uma disciplina transversal e, sendo assim, está contida em concursos e vestibulares em todo Brasil.

b.

Porque a problemática ambiental, nos dias de hoje, está em alta dentro das empresas, na área de responsabilidade social.

c.

Porque, além de auxiliar na conscientização sobre a problemática ambiental e proporcionar um conhecimento global a respeito do assunto, ainda nos faz perceber que é possível a participação popular ativa no que diz respeito às intervenções políticas globais e locais.

d.

Porque é importante para assegurar os direitos do meio ambiente na Constituição brasileira.

e.

Na verdade, o conhecimento e o estudo da educação ambiental são importantes somente para aqueles que desejam seguir carreira na área de meio ambiente.

Pergunta 5 1. Segundo dados históricos, civilizações que existiram nas mais diferentes épocas, para assegurar sua sobrevivência e a das gerações subsequentes, procuraram acumular riquezas utilizando-se acentuadamente dos recursos naturais a sua volta. Segundo Pedrini (1997), qual a principal consequência de tal atitude?

os homens praticamente extinguiram alguns recursos que poderiam ser renováveis. Segundo ele, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados.

a.

Os homens praticamente extinguiram alguns recursos que seriam renováveis. Conforme Pedrini, os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados.

b.

Com essa atitude, o homem procurava acumular poder, o que lhe dava vantagem sobre o direito de utilizar os recursos naturais sem levar em consideração os direitos que os demais homens de sua época também tinham sobre eles.

c.

Essa atitude contribuiu para a abertura do Brasil para “hospedar” fábricas que não possuíam medidas de segurança necessárias em suas operações.

d.

Na verdade, os problemas ambientais causados por tal atitude ainda podem ser revertidos se o homem se conscientizar, pois não existem recursos naturais que não possam ser recuperados com a tecnologia disponível hoje em dia.

e.

Os problemas do meio ambiente nada têm a ver com a história, mas sim com questões de cunho moral, como o egoísmo exacerbado do ser humano em relação aos bens materiais.

Pergunta 6 1. Silva discorre sobre a educação ambiental a partir de três concepções: a conservadora, a pragmática e a crítica. O que é educação ambiental conservadora segundo Silva (2008)?

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com