TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimk

Artigo: Quimk. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

A Ciência que estuda os materiais pode ser tão interessante quanto as ciências que proporcionam tecnologias diferentes dessa área. O mundo é feito por materiais de diversas estruturas e propriedades, podendo ser desenvolvidos materiais cada vez melhores para determinados objetivos.

Segundo o livro mais essencial para essa ciência "Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução." de Willian D. Callister, alguns pontos importantes são descritos sobre o assunto.

PERSPECTIVA HISTÓRICA

Os materiais estão provavelmente mais entranhados na nossa cultura do que a maioria de nós imagina. Transportes, habitação, vestuário, comunicação, recreação e produção de alimentos. Virtualmente, cada seguimento de nossas vidas diárias é influenciado em maior ou menor grau pelos materiais. Historicamente, o desenvolvimento e o avanço das sociedades têm estado intimamente ligados às habilidades dos seus membros em produzir e manipular materiais para satisfazer as suas necessidades. De fato, as civilizações antigas foram designadas pelo nível de seus desenvolvimentos em relação aos materiais ( isto é, Idade da Pedra, Idade do Bronze).

Os primeiros seres humanos tiveram acesso a apenas um número limitado de materiais, aqueles que ocorrem naturalmente: pedra, madeira, argila, peles, e assim por diante. Com o tempo eles descobriram técnicas para a produção de materiais que tinham propriedades superiores às dos produtos naturais; estes novos materiais incluíam a cerâmica e vários metais. Além disso, foi descoberto que as propriedades dos materiais poderiam ser alteradas através de tratamentos térmicos e pela adição de outras substâncias. Não foi senão em tempos relativamente recentes que os cientístas compreenderam as relações entre os elementos estruturais dos materiais e suas propriedades. Este conhecimento, adquirido ao longo dos últimos 60 anos mais ou menos, deu-lhes condições de moldar, em grande parte, as características dos materiais. Desta forma, dezenas de milhares de materiais diferentes foram desenvolvidos com características relativamente específicas que atendem as necessidades de nossa moderna e complexa sociedade; estes incluem metais, plásticos, vidros e fibras.

CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS

Ciência dos materiais envolve a investigação das relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais. Em contraste, a Engenharia de materiais consiste, com base nestas correlações estrutura-propriedade, no projeto ou engenharia da estrutura de um material para produzir um conjunto prodeterminado de propriedades.

Os componentes que estão envolvidos nos estudos da área da Ciência e Engenharia de Materiais podem ser resumidos em Estrutura, Propriedades, Processamento e Desempenho dos materiais. Com respeito às relações destes quatro componentes, a estrutura de um material irá depender da maneira como ele é processado. Além disso, o desempenho de um material será uma função das suas propriedades. Assim, a inter-relação entre processamento, estrutura, propriedades e desempenho é linear.

POR QUE ESTUDAR CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com