TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Fórum 2 - Aulas 11 E 12 De 13 A 19/10

Casos: RE: Fórum 2 - Aulas 11 E 12 De 13 A 19/10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  206 Visualizações

Análise do Controle Interno e avaliação

Avaliando o controle interno da empresa revendedora de peças, constatamos não haver controle dos sistemas operacionais sobre os procedimentos realizados nos setores de Tesouraria e Estoques especialmente no que se refere à segregação de funções. Como possível consequencia, observamos maior risco de erro e/ou fraude. Para o setor de Tesouraria recomendamos que na ausência do tesoureiro seja nomeado funcionário do próprio setor especializado para tal procedimento, pois de acordo com o conceito de segregação, uma mesma pessoa não pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis.

No que se refere ao setor de Estoques recomendamos que as operações de controle, aquisição, recebimento e conferência devem ser realizadas por pessoas distintas de suas funções, quais sejam, compras, recepção e controle de estoque.

Sugerimos ainda, para a contagem física do almoxerifado, a convocação de membros de outros setores, além do responsável físico dos mesmos. É nesse momento que o contador deve assumir a responsabilidade de coordenar os trabalhos.

Concluindo, a empresa deve limitar o acesso dos funcionários a seus ativos e estabelecer controles físicos sobre esses. Cabe destacar que o acesso aos ativos pode ser de forma direta (fisicamente) ou de forma indireta, por meio da preparação de documentos que autorizam sua movimentação. O objetivo desse procedimento é evitar ou detectar desfalque de bens ou até mesmo registro contábil inadequado de ativos.

...