TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituaçao

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL 40 ANOS DEPOIS

A Reconceituação do Serviço Social se deu a partir da década de 1960. Foi um movimento que ocorreu não só no Brasil, mas também em toda a América Latina. O processo teve como marco inicial “I Seminário Latino-Americano de Serviço Social”, que ocorreu na cidade de Porto Alegre, no ano de 1965, e que tinha como objetivo debater a reformulação do Serviço Social na região. Questionando o tradicionalismo, os profissionais e teóricos da área buscaram a ruptura do Serviço Social com o tradicionalismo e imperialismo, a partir da libertação nacional e da "transformação da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora” (NETTO, 2005, p. 9 apud Faleiros, 1987, 51).

- Qual (como se dava) a contribuição do Serviço Social na superação do subdesenvolvimento?

- Grande união

-  Frente Renovadora

 * Aggiornamento do Serviço Social

* Vinculava-se à ruptura com o Serv. Social Tradicional e com todo o passado profissional o buscava-se conciliar o Serv. Social com “os projetos de ultrapassagem das estruturas sociais.

* Resultaram numa espécie de “frente ampla”

- Em meados de 1971-72 ocorre a fratura da grande união, se dividindo em duas partes: Os reformistas-democratas e os radical-democratas  

- No Brasil a renovação se traduziu especialmente como modernização profissional; já nos outros países do Cone Sul a Reconceituação desenvolveu alternativas de ruptura com o tradicionalismo.

CONQUISTAS E LIMITES DA RECONCEITUAÇÃO

Um pequeno balanço do movimento indicaria pelo menos quatro conquistas que, desde então, integram-se na dinâmica profissional de nossos países:

- A articulação de uma nova concepção de unidade latino-americana: “Ás problemáticas comuns da América Latina, uma unidade construída automaticamente, sem as tutelas confessionais ou imperialistas.”

- A explicitação da dimensão política da ação profissional: “Trazer a luz do dia dia a dimensão politica que é constitutiva de qualquer intervenção social.”

- A interlocução critica com as ciências sociais: “lançou as bases para uma nova interlocução do Serviço Social sociais.”

- A inauguração do pluralismo profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com