TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituação

Por:   •  17/10/2016  •  Artigo  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Autora:Gleiciane Ribeiro Ferreira Teles[1]

                                                Ana Cláudia Cerqueira [2]

Orientadora: Carolina Barreto Braga

RESUMO

     O presente artigo visa trazer as contribuições que omovimento de reconceituação trouxe para o profissional do serviço social. O serviço socialno Brasil é posteriormente a renovação atribui-se em: a perspectiva modernização, a perspectiva da retualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. A reconceituação do serviço social no Brasil criou-se um esforço para o desenvolvimento da proposição de ações profissionais, ajustadas com o cenário latino americano, o movimento também é aportado pela perspectiva de ruptura com o denominado serviço social tradicional,incluindo a não independência dos profissionais. A reconceituação rompe com as práticas do serviço social tradicional, aguarda uma nova roupagem e um real significado no quediz respeito a atual identidade profissional.

Palavras chaves: Serviço social; Reconceituação.

ABSTRACT
Thisarticleaimstobringcontrubuiçõesthemovementofreconceptualizationbroughttotheprofessional social service. The social service in Brazilisfurtherrenewalisattributedto: theprospectmodernization, theprospectofretualizaçãoofconservatismandtheintentionto break. The reconceptualizationof social service in Brazilcreated a struggle for desevolvimentotheproposition professional actions, adjustedtotheLatin American scene, themovementisalsocontributedbytheprospectofruptuawiththeso-calledtraditional social services, including non-independenceofproficionais . The reconceptualization breaks withthepracticesoftraditional social serviceawaits a new look and a real meaning in relationtocurrentProfessionalindetidade.

Key words: Social Service; reconceptualizatio

  1. Introdução

     O presente artigo vai discorrer sobre o movimento de Reconceituação do Serviço social e as discussões desenvolvidas neste processo, constituíram a base inicial da construção do Projeto Ético Político do Profissional, pela categoria, no seu movimento histórico. Também se vai discutir a formação sócio-histórica do Serviço social no Brasil, e a Questão social que objetiva compreender o significando social da profissão e sua estreita relação com as particularidades da questão social.

1.1 Formações Sócias Histórica do Brasil

     O surgimento do Serviço Social, no Brasil, se deu na década 1930 registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo aodesenvolvimento econômico, social e político. Este atuou historicamente com tal força aos interesses da classe operária, à frente de suas necessidades sociais, certo como os interesses dominante, e Estado, este ao mesmo tempo em que seu maior empregador.

     Inicialmente as bases ideológicas do Serviço Social se relacionaram com a regra social da Igreja, não só católica, mas em sua maior parte, que confiaram à atividade profissional um jeito propagandista e vocacional. Os interesses filantrópicos e solidários eram reforçados; a pesar disso a classe dominante o que importava era o poder social dos trabalhadores e o apoio da hegemonia do capital como um favor para toda sociedade.

     As intervenções profissionais tinham um caráter moral e religioso e eram voltadas para o trabalhador e sua família, na visão do ajustamento e enquadramento social. As relações sociais eram analisadas a seguir de suas vivências, como resultado que se apresentam de forma prática e imediata.

     Outra influência no plano teórico-metodológico que incidiu sobre o Serviço Social brasileira foi à fenomenologia, que associa, de forma idealizar, a reforma social às atitudes pessoais que se configuram naligação entre o assistente social e o cliente. Os princípios abstratos são valorizados, como o da autodeterminação, e reforçam a inscrição do Serviço de marco conservador.

     As três principais formas de interferências técnico-operativo da profissão que refletiam as tendências técnico-metodológicas eram o Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade.

     Nesse sentido o Serviço Social passa a analisar sua fundamentação conservadora, em um movimento que pretendia reconfigurar as bases teóricas, técnicas e políticas da profissão. Isto não se deu de forma continua, e é interessanteconhecertantoseu desenvolvimento no quadro da América latina quanto internamente, pois se desenvolveram dois processos que são diferentes, mais tem relação intrínseca: a Reconceituação e a Renovação do Serviço Social.  

     A Reconceituação ou Reconceptualização profissional é um movimento datado, que ocorreu no contexto latino americanoe teve reflexos no Serviço Social brasileiro. Este emergiuem 1965 e se termina por voltade 1975. Propunha a rupturacom o tradicionalismo profissional e sebaseava na luta por transformações na estrutura capitalista.

     O retrocesso do Serviço Social tradicional era explicado pelo o movimento de reconceituação e nos marcos de seu desenvolvimento Netto (2004) aponta conquistas que passaram a incluir a dinâmica profissional nos países latino americano. A primeira dela e a junção de uma nova concepção da unidade latino-americana, que proporcionou um livre intercâmbio entre os países, que continuar até os dias de hoje; a explicação da extensão política ação profissional, que era excedida pelo tradicionalismo profissional; a interlocução crítica com as ciências sociais, que abriu novos poder, inclusivamente com a tradição marxista;a abertura do pluralismoprofissional, que promover a sensação de diferentes princípios sobre a natureza, questão, funções, objetivos e práticas do Serviço Social.

       No entanto, tal como referido anteriormente, esta foi a de seu cansaço é por onde ditatorial que atingiu América latina em oposição aos democráticos e desafiar a dominação burguesa e a diversidade do movimento, que continham diferentes sentidos para o Serviço Social na sua concepção de sociedade, teórica e prática profissional.

      Em relação à renovação, porque foi o processo interno brasileiro que expressa astendências epossibilidades para o exercício da profissão no meio da près-1964, quando a democracia do país foi impedido por um conflito que institui a ditadura militar brasileira. Netto (2004, p. 131) define Renovação como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com