TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recristalização

Artigos Científicos: Recristalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.580 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A maioria das substâncias sólidas são solúveis ao menos em um líquido. Muitas dissolvem-se em um número bastante grande de solventes, de maneira mais ou menos fácil. Essa propriedade de os compostos se dissolverem com maior ou menor facilidade é chamada coeficiente de solubilidade. Apesar de não existir nenhuma substância que seja totalmente insolúvel em relação a qualquer líquido, existem algumas que se mostram praticamente insolúveis. Esse comportamento diferente que apresentam em relação a um mesmo solvente pode ser usado para fazer a separação de várias substâncias presentes em uma mistura, por meio de um método muito simples: a recristalização.

2 OBJETIVOS

Efetuar a purificação do ácido benzoico através da técnica de recristalização com filtração à vácuo e calcular a porcentagem de recuperação de ácido benzoico puro.

3 MATERIAIS E REAGENTES

-2 béquer 250 ml

-2 béquer 100 ml

-Suporte universal

-2 Bastão de vidro

-2 Funil analítico

-Argola para funil analítico

-2 Papel de filtro

-Proveta 25 ou 50 ml

-Proveta 100 ml

-Pissete com água destilada

-Espatula

-Ácido benzóico

-Balança semi-analítica

-Chapa de aquecimento

4 PROCEDIMENTOS

Pesou-se cerca de 0,5g da substância a ser purificada(ácido benzóico) em um frasco de erlenmeyer de 100ml.Adicionou-se cerca de 15ml de água fria e concluiu-se que foi insolúvel,então aqueceu-se até a ebulição,sendo assim solúvel.Repetindo essa mesma operação com o enxofre,concluiu-se que o mesmo era insolúvel tanto em água quente quanto em água fria.Pesou-se 2g de uma mistura de enxofre + ácido benzóico e transferiu-se para um béquer de 250 ml,adicionou-se 100 ml de água destilada fria e aqueceu-se a mistura na chapa de aquecimento agitando com um bastão de vidro.Ao começar a ebulição colocou-se o funil de vidro emborcado sobre o béquer,para evitar o resfriamento da substância ao passar pelo funil,evitando assim,que o ácido benzóico cristalize e seja perdido.

Ao mesmo tempo, fixou-se um aro metálico ao suporte universal e adaptou-se o funil contendo um papel filtro pregueado.Filtrou-se, em pequenas porções, rapidamente a solução quente, recolhendo o filtrado em um béquer de 250 ml,observando que o enxofre ficou retido no papel filtro.Colocou-se o béquer em banho de gelo até completar o processo de cristalização. Aferiu-se a massa de um papel filtro(0,90 g) etiquetado com o nome da equipe. Preparou-se uma nova filtração e filtrou-se os cristais formados,lavando com pequena quantidade de água fria,pois se fosse água quente a mistura iria solubilizar novamente.Retirou-se o papel filtro e colocou-o sobre o vidro e relógio deixou-se secar e depois aferiu-se a massa do papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com