TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Aceleração Da Gravidade Em Queda Livre

Artigo: Relatorio Aceleração Da Gravidade Em Queda Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  1.688 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência para determinação da aceleração da gravidade de corpos em queda livre através da utilização de um equipamento automatizado e acoplado a um cronômetro digital para medida de tempo. O objetivo foi determinar a aceleração da gravidade de corpos em queda livre nas proximidades da superfície da terra.

Palavras-chave: queda livre, aceleração, gravidade, cronômetro,

SUMÁRIO

(especificar quais seções e subseções faz parte do corpo do texto do relatório, e exatamente como aparecem no texto)

1 INTRODUÇÃO

Apresentamos o resultado de uma experiência realizada no laboratório Multidisciplinar de Física, da Escola de Engenharia da Unibrasil. Para tal, medimos, de maneira automatizada, o tempo de queda livre de várias esferas de aço que caem de diferentes alturas. A queda da esfera acionada por controle remoto e o uso de sensores digitais para obtenção do tempo de queda permite obter um resultado mais confiável se comparado a outros métodos de medida, o que facilita a percepção e entendimento do conceito de aceleração constante, neste caso, a aceleração a que esta sujeita um corpo que cai sob a ação unicamente da interação gravitacional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Queda Livre é o movimento de um corpo, nas proximidades da Terra, sob a ação única da força devido à interação gravitacional, portanto, sua aceleração será a aceleração da gravidade. De fato, desprezando a força de Resistência do Ar, o que é possível considerando que as esferas tem densidade alta e as alturas verticais são pequenas, o movimento fica muito próximo do que consideramos Queda Livre. Nessas condições, verifica-se que o movimento é uniformemente variado, isto é, sua aceleração é constante.

Para a realização do experimento, soltamos as esferas de aço de diferentes alturas e medimos o tempo de queda através do sensor digital acoplado ao equipamento. Considerando que a velocidade inicial da esfera é nula e a altura inicial também é nula, podemos escrever: Δh=1/2.gt2, onde Δh é altura entre a altura inicial e altura medida pelo sensor, e t é o intervalo de tempo de queda e g é a aceleração da gravidade. Observe que neste caso a velocidade de queda v e a aceleração da gravidade g têm a mesma direção e o mesmo sentido, ou seja, o movimento é uniformemente acelerado.

Plotando os valores obtidos em um gráfico Δh = f(t) obtemos uma parábola, pois a altura de queda varia com o quadrado do tempo. No entanto, podemos obter a aceleração da gravidade através de um processo de linearização desta função quadrática. Para isso, elevamos t ao quadrado (t2) e obtemos a equação: Δh= 1/2.gx, onde x = t2.

Através do gráfico Δh = f(x ), obtemos a constante g através da determinação do coeficiente que angular da reta Δh= 1/2.gx . Observe que o valor encontrado equivale a metade de g, pois o coeficiente angular é ½.g.

2.2 OBJETIVO GERAL

2.2.1 Objetivos específicos

Estudar o movimento de um corpo em queda livre e estimar o valor da aceleração gravitacional local.

2.3 MONTAGEM EXPERIMENTAL

Material necessário

01 tripé de ferro 3kg com sapatas niveladoras;

02 suportes corrediços para sensor fotoelétrico;

02 sensores fotoelétricois;

01 cronômetro digital multifunçoes com fonte DC 12V com precisão de 0,0001 s;

01 fixador metálico para eletroímã;

01eletroimã comj dois bornes e haste;

01 cabop de ligação conjugado;

01 cabo de alimentação para cronômetro;

01 saquinho contendo a esfera;

01 suporte do saquinho contentor;

01 cabo de ligação para a chave liga-desliga;

01

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com