TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Hidrostatica

Trabalho Universitário: Relatorio Hidrostatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Tecnicamente, viscosidade é a propriedade dos fluídos correspondente ao transporte dele próprio, ou, a medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço. Na linguagem de chão de fábrica, viscosidade é a “grossura” de um líquido. Todas as afirmações estão corretas.

A importância da viscosidade, seja nas Tintas, no Plastisol ou qualquer outro fluído, está diretamente ligada ao processo de aplicação destes produtos. Isto é, o processo de aplicação é quem determina a viscosidade do produto a ser utilizado.

Por exemplo, no caso das Tintas Serigráficas aplicadas por quadros. Caso a viscosidade seja muito baixa, a tinta vai escoar pelas tramas da tela, manchando desta forma o substrato.

No caso do Plastisol para Imersão, caso a viscosidade seja também muito baixa, ocorrerá gotejamento em excesso e a peça obtida não ficará com uma parede uniforme.

Segundo MASSEY (2002), em um escoamento de um fluido as partículas que adotam os movimentos aleatórios sejam pequenas, elas são bastante maiores do que as moléculas constituintes do fluido. Mesmo em escoamento laminar, há uma troca contínua de moléculas entre camadas adjacentes; está troca contribui para o fenômeno da viscosidade. Em escoamentos turbulentos observam-se ainda estes pequenos movimentos aleatórios resultantes da agitação térmica das moléculas.

Para gases em baixa densidade, a viscosidade aumenta com o aumento da temperatura, enquanto para líquidos a viscosidade geralmente diminui com o aumento da temperatura. Nos gases o momento é transportado pelas moléculas em vôo livre entre colisões, mas nos líquidos o transporte se dá predominantemente devido às forças intermoleculares que os pares de moléculas experimentam conforme transitam entre seus vizinhos. (BIRD et al., 2004).

Neste trabalho iremos realizar algumas experiências e através de anotações, observações e cálculos iremos determinar a viscosidade de um fluido hidráulico na temperatura de trabalho pelo método do picnômetro.

Parte Experimental

Começamos encontrando a massa especifica do fluido utilizando o método do picnômetro.

Para realizar esse procedimento primeiro devemos através de uma balança digital com incerteza igual a 0,001g, pesar o conjunto que será utilizado em nossas experiências posteriormente.

Depois de tomado anotação de todos os dados obtidos devemos encher o picnômetro com o fluido hidráulico até que o fluido fique em contato com o termômetro, feche o picnômetro com a tampa. Agora devemos pesar o conjunto picnômetro com fluido dentro, depois subtraímos o peso do conjunto vazio do conjunto cheio e como resultado teremos o peso do fluido.

Através de uma proveta obtivemos o volume do fluido que é 100ml com incerteza de 1ml.

A temperatura do fluido é 31C° com incerteza de 1C°. Com esses dados já podemos calcular a densidade do fluido através da formula abaixo.

ρ=m/v onde: ρ= densidade, m= massa(peso) e v= volume.

Agora de acordo com a etapa 7 do capitulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com