TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Boro, Alumínio E Seus Compostos

Ensaios: Relatório Sobre Boro, Alumínio E Seus Compostos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A ideia desse trabalho tem como objetivo principal montar uma prática para a disciplina de inorgânica II, do curso de licenciatura em química da FACEDI-UECE, onde no momento não existe prática para essa disciplina, apenas existe experimentos para inorgânica I. Então Professor e Aluno buscaram formas de montar um experimento que possa ser reproduzido no laboratório da faculdade, onde a disponibilidade de equipamentos e reagentes não é tanta. Então, como na disciplina de inorgânica II é praticamente sobre os metais de transição e seus compostos que são os complexos, então a ideia partiu daí, onde poderia ser sintetizado um complexo em que possa ser medido a absorbância do mesmo em diferentes concentrações a fim de ver o efeito da concentração na capacidade de absorver do complexo, e então seria mudado o ligante, para ver se o mesmo terá influência na absorbância. Como no espectro aparece muitas bandas, então seria selecionado a banda onde o pico será maior e que esteja na faixa do visível, e então será possível ver qual a absorbância máxima desse complexo.

O complexo a ser sintetizado será o Hexamincobalto (III), onde vai ser medido a absorbância a diferentes concentrações. Porém, antes os testes irão ser feitos com o Hexaaquocobalto (II), com o objetivo de comparar o efeito da absorbância em função do ligante. Também será calculado o rendimento da reação.

INTRODUÇÃO TEORICA

O cobalto é um elemento de transição que pertence ao grupo VIII-B da classificação periódica, apresenta dureza acentuada e é quebradiço, apresenta cor cinza-aço se assemelhando ao ferro, possui número atômico 27 e massa atômica 58,93u, propriedades discretamente magnéticas. As propriedades físicas do metal são variáveis em decorrência da mistura alotrópica na qual este se apresenta comumente. Foi descoberto na antiguidade e isolado em 1735 pelo químico sueco Georg Brandt.

É encontrado na natureza na forma de sulfoarsenieto de cobalto que que possui formula molecular CoAsS ou na forma de impureza associado a metais como Fe, Ag, Ni, Pb e Cu.

Os estados de oxidação mais comuns para o cobalto são +2 e +3, sendo o elemento no estado de oxidação +2 mais estável. O íons Co2+ e o íon hidratado [Co(H2O)6]2+ podem ser encontrados em vários composto, sendo o íon hidratado estável em água. Em contrapartida, os compostos Co (+3) são oxidantes e relativamente instáveis, porém, os complexos de Co (+3) são estáveis e abundantes.

A estabilidade dos complexos de Co (+3) é maior porque a energia de estabilização do seu campo cristalino apresenta uma configuração d6, que é maior que a estabilização d7 apresentada pelo Co (+2). A maioria dos ligantes provoca o emparelhamento dos elétrons em configurações d6, levando-os à configuração eletrônica (t2g)6 (eg)0. Esta configuração leva a uma energia de estabilização de campo cristalino muito grande. Os complexos deste tipo são diamagnéticos.

O cobalto reage facilmente com os halogênios. Ao reagir com Cl2 forma o composto CoCl2. Este sal de ácido quando hidratado forma o cloreto cobaltoso hexaidratado (CoCl2.6H2O) e apresenta coloração rósea, e coloração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com