TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistencia Materiais

Trabalho Universitário: Resistencia Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

Vamos calcular o diâmetro o diâmetro do parafuso necessário para resistir a uma tensão de 120 Mpa conforme dado proposto de desafio.

Para isso nós utilizaremos da fórmula de cálculo da tensão média de cisalhamento para duplo corte, ou seja, τmédiav = conforme nos mostra a figura 2 – Detalhe da ligação dos tirantes.

τmédiav =

120 . = 120 . =

120 . = . =

. = 0,2095 . d =

d = m . 1000 d = 8,16 mm

O primeiro diâmetro do parafuso comercial em polegadas mais próximo ao resultado encontrado é de 3/8 que corresponde a 9,5225mm.

Passo 4 (Equipe)

Descrever as especificações, segundo a NBR 8800:2008 (texto fornecido em sala de aula), quanto a verificação de parafusos ao corte e interprete o valor de τvd fornecido no Passo 2.

Apostila de Resistência dos Materiais, Capítulo 2 – Tensão.

ASSOCIACAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 8800/2008: Projeto de estrutura de Aço e de Estrutura Mista de Aço e Concreto de Edifícios. Rio de Janeiro, 2008 -237p.

Resposta:

Tensão admissível

A tensão admissível consiste no valor-limite da tensão a que um determinado órgão num certo material está sujeito e que servirá para o dimensionamento das suas secções resistentes. A sua determinação efetua-se considerando quer as propriedades mecânicas do material escolhido, quer o tipo de solicitações a que vai estar sujeito (carga estática ou variável, com vibrações ou sujeito a choques), e dever ter em conta alguns fatores aleatórios ou imprevistos através da adoção de um coeficiente de segurança.

A relação entre a resistência mecânica do material e a tensão admissível para o cálculo (coeficiente de segurança) deve ser tanto maior quanto mais complexo ou indefinido for o estado de tensão ou quanto mais imprevisível for o comportamento do material. Em consequência, para a pedra natural e a madeira deve-se partir de coeficientes de segurança maiores, enquanto para outros materiais, como, por exemplo, os aços, podem-se escolher coeficientes mais baixos.

Coeficiente de Segurança:

É a relação entre o carregamento último e o carregamento admissível. A escolha de um coeficiente de segurança baixo pode levar à estrutura a possibilidade de ruptura e a escolha de um coeficiente de segurança alto pode levar a um projeto antieconômico.

Consideração de alguns fatores que influenciam na escolha do coeficiente de segurança. Modificações que ocorrem nas propriedades dos materiais

O número de vezes em que a carga é aplicada durante a vida da estrutura ou máquina. O tipo de carregamento para o qual se projeta, ou que poderá atuar futuramente. O modo de ruptura que pode ocorrer. Métodos aproximados e análise. Deterioração que poderá ocorrer no futuro devido à falta de manutenção ou por causas naturais imprevisíveis. A importância de certo membro para a integridade de toda a estrutura. Projeto de uma peça estrutural ou componente de máquina No projeto a carga última

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com