TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rios Brasileiros

Ensaios: Rios Brasileiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Quanto às águas, os rios podem ser de três tipos: rios de águas brancas, rios de águas claras e rios de águas pretas.[5]

Os rios de águas brancas são aqueles cujas águas carregam grandes quantidades de sólidos em suspensão, como magnésio e cálcio, o que os deixa com a água com um aspecto esbranquiçado ou barrento, e baixa visibilidade. Muitos desses rios com parte do curso no Brasil têm origem nas nascentes andinas. Em suas margens, existem áreas de várzeas férteis, propícias para a agricultura.

Os rios de águas claras, ou águas azuis, são os rios com pouca quantidade de sólidos em suspensão e aspecto cristalino, o que lhes permite uma grande visibilidade. Exemplos desses rios são os que correm na Região Centro-Oeste do Brasil e na região das Guianas.

Os rios de águas pretas são os que nascem em áreas de sendimentos terciários. Esses rios têm geralmente água ácida devido às grandes quantidades de substâncias orgânicas dissolvidas, provenientes de solos arenosos cobertos por vegetação.Exemplo é o Rio Negro,localizado em três países (Venezuela,Colômbia e Brasil).

Temporalidade[editar | editar código-fonte]O rio pode ser perene, quando há sempre água fluindo em seu leito, ou seja, não seca durante o ano, ou intermitente (ou temporários), que durante a época de chuva (ou "cheias"), geralmente no inverno, apresenta bastante água em seu curso e durante a estiagem (ou período das "secas"), normalmente no verão, desaparece temporariamente.

Sinonímia[editar | editar código-fonte]Há vários outros termos utilizados para cursos d'água, vários deles característicos de determinadas regiões do Brasil ou de Portugal:

Arroio - usado na região Sul do Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Exemplos: arroio Chuí, arroio das Caneleiras, arroio Grande, arroio do Ouro etc.

Braço - exemplos: braço esquerdo do Mapuá e braço do Macaco.

Barranco - exemplo: barranco da Amoreira, afluente do Guadiana.

Canal - exemplos: canal Campos-Macaé e canal Sernambetiba.

Corga ou Corgo - exemplos: corga do Vale das Antas, afluente do Rio Castro Laboreiro e corgo de Areias, afluente do Guadiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com