TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ryhdhdh

Dissertações: Ryhdhdh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

PROBLEMATIZAÇÃO

O aproveitamento da casca de maracujá como agente geleificante contribui com redução significativa do custo para a produção de geléias, pois além de reduzir os problemas referentes à destinação imprópria dos resíduos industriais, dispensa totalmente o uso da pectina comercial, um produto de preço elevado (RESOSEMITO F.S. Et al., 2012). Assim realizaremos uma receita de geléia de maracujá (Passiflora alata Dryand integral) que será mais econômica e também um fator de demostração que não só poupa da fruta pode ser utilizada na produção de alimentos, mas a casca também, como um meio mais saudável.

METODOLOGIA

Utilizaremos partes da fruta que geralmente são desperdiçadas, por exemplo, a pectina do maracujá (entre casca). Para preparação da geleia utilizaremos uma cozinha caseira, e faremos a de acordo com uma receita retirada de um site na qual foi testada anteriormente, teremos com objetivo agora de melhorá-la para que seja comparada sensorialmente com uma comercial. Elaboraremos um fluxograma da produção da geleia.

RELEVÂNCIA DO PROJETO

O projeto é de grande importância, não só como conhecimento á respeito do assunto abordado, mas também como um complemento para o curso técnico que estamos fazendo, ou seja, o técnico em nutrição. O trabalho também proporcionará a conscientização quanto ao reaproveitamento da casca do maracujá para a comunidade, que é de grande importância para o meio ambiente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esperamos que a geléia seja um sucesso, pois uma das nossas motivações é conscientizar a comunidade quanto a relevância da casca do maracujá, despertando o interesse na reutilização da cascas de outras frutas também, sabendo que o uso da pectina regulariza o funcionamento do intestino e quando se encontra com o organismo, dificulta a absorção dos carboidratos de maneira geral, inclusive a glicose.

REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS

• http://www.suapesquisa.com/frutas/maracuja.htm (Acesso em 27/09/14)

• http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/maracuja-segredo-fruta-esta-casca-753847.shtml (Acesso em 27/09/14)

• RESOSEMITO F.S. Et al. Aproveitamento da casca de maracujá na elaboração de geléia de maracujá com pimenta malagueta (Capsicum frutescens): formulação, preparação, caracterização físico-química e avaliação sensorial, 2012.

PALAVRAS CHAVE

1. Maracujá;

2. Geléia;

3. Casca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com