TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIGNIFICADO: Cultura, personalidade e Sociedade

Tese: SIGNIFICADO: Cultura, personalidade e Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  3.481 Palavras (14 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

As Ciências Sociais têm com objeto de estudo as interações humanas concentrando-se portando no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método científico. Da mesma forma que as ciências naturais também são divididas em campos especializados, tais como: sociologia, psicologia, economia, ciência política, administração e antropologia entre outras. Apresentam subdivisões mais especializadas como sociologia rural, da religião, do conhecimento e outras.

A sociologia é uma divisão das Ciências Sociais, especificamente, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como estes, por outro lado afetam a vida das pessoas.

As Ciências Sociais se preocupam com o comportamento humano, mas embora elas compartilhem o mesmo tema básico, cada ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento. Os sociólogos estão principalmente interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultura se inter-relacionam.

DESENVOLVIMENTO

A sociedade capitalista vem crescendo desordenadamente, com pouca consciência social e meio ambiente.

Vivemos no nosso mundinho muitas das vezes sem se importar com o que ainda acontece la fora.

Nesse trabalho veremos as desigualdades sofridas há décadas atrás e as atuais mascaradas pelo poder capitalista.

Muito se fala sobre igualdade social, mas nas páginas que se seguiram veremos que apesar de tudo que já foi feito ainda há muito que se fazer e pouco se tem feito.

Veremos que, antes o que mais se matava e morria aqui no Brasil era a desigualdade social, nos dias de hoje morremos aos poucos com a modernização, onde uma minoria ambientalista luta pelos direitos dos que ainda estão por vir e precisaram de um planeta saudável e sociável para se viver.

Se por um lado podemos observar que a miséria diminuiu, por outro a sustentabilidade é quem paga o preço. No capitulo IV poderemos ter uma noção do que a modernização impensada pode fazer como o nosso bem mais precioso (nossas florestas), temos exemplos de lutas antigas como poderemos observar no capitulo II, mas tudo o que veremos no decorrer do trabalho sem a “prática e a conscientização” de nada valerá.

CAPÍTULO I

SIGNIFICADO DE: CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura:

• Cultivar, palavra latina que vem do verbo colere;

• Substantividade do ser culto, ou seja, possuir conhecimento e demonstrar refinamento social;

• Conjunto de ideias, comportamentos, símbolos, e práticas sociais, aprendidos através da vida em sociedade; (Ciências Sociais)

• Conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural; (Filosofia)

• Criação especial de organismos para fins determinados; (Biologia)

• Totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. (Antropologia)

Indivíduo:

• Existentes como uma entidade distinta; separados; gotas individuais de chuva;

• Um único animal ou planta como distinguido de uma espécie, comunidade ou grupo;

• Um membro de uma coleção ou conjunto; um espécime.

Sociedade:

• Grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum tem uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade partilhada;

• Sociedade (do latim societas) significa associação amistosa com outros;

• Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações, costumes e que interagem entre si constituindo uma comunidade;

• Conjunto de seres vivos que mantêm uma organização coletiva;

• Conjunto de pessoas que desfrutam o mesmo território e a mesma história, com costumes e leis comuns.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

A organização do mundo passa pelas mãos de cada um de nós. O indivíduo modifica a sociedade e a sociedade modifica o indivíduo e esse ciclo nunca acaba. Somos todos responsáveis pela vida que temos e pelo mundo em que vivemos. Estamos todos interligados.

A cultura é uma produção coletiva, mas na sociedade de classe, seu controle e benefício não pertencem a todos. Isso se deve ao fato de que as relações entre os membros dessas sociedades, são marcadas por desigualdades profundas, de tal modo que a apropriação dessa produção comum se faz em beneficio dos interesses que dominam o processo social.

Nas relações internacionais registram desigualdade de poder em todos os sentidos. Esse é um fato evidente da história contemporânea e não há como refletir sobre cultura ignorando essas desigualdades. É necessário reconhecê-las e buscar sua superação.

Para que haja um bom convívio entre os indivíduos dentro de uma sociedade é preciso respeito entre si, pois um depende do outro para a evolução e o bem estar dos grupos e comunidades.

O Brasil, apesar dos seus inúmeros problemas sociais e políticos, têm uma característica que é rara em alguns países, que é a receptividade, independente de ser um país turístico. Além das belezas naturais, as pessoas que visitam o Brasil, se deparam com pessoas alegres e que lutam para oferecer a seus familiares uma vida digna, sempre com um sorriso no rosto.

Faz parte da cultura brasileira esse jeito camarada de ser e de acolher as pessoas de forma carinhosa. Claro que existe o lado ruim que é a pobreza, o alto índice de analfabetismo, falta de saneamento básico em algumas regiões, entre outros problemas que ocorrem como em tantos outros países em desenvolvimento.

Mas existem pessoas como os lideres comunitários que batalham para a saúde e melhor convivência na comunidade e sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com