TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e família

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO - PAU DOS FERROS / RN

SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORÂNEO

PROFESSORA EAD: MA. ANA LÚCIA A. ANTONIO

ELIZETE MARIA DA SILVA RA: 2800830039

FRANCISCA FRANCIVAGUINA OTAVIO RUFINO RA: 343928

FRANCISCA SIMONE PEREIRA DA SILVA RA: 336540

MONA LISA DO RÊGO AQUINO TORQUATO RA: 344348

TALITA ADA DOS SANTOS VILÁCER RA: 336550

A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE

PAU DOS FERROS

 2015

SUMÁRIO

01

INTRODUÇÃO........................................................................................................

03

02

A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE..................................................

05

03

A IMPORTANCIA DA FAMILIA SEGUNDO A POLLITICA NACIONAL DE ASSISTENCIA SOCIAL (PNAS)...................................................................

07

04

ACAO DO ASSISTENTE SOCIA NO ATENDIMENTO AS DEMANDAS DA FAMILIAR NA SOCIEDADE CONTEPOÂNEA........................................

09

05

A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀSDEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.......

11

06

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................

13

07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................

14


1 – INTRODUÇÃO

Para discutimos sobre a família, enquanto teremos como compreensão o início de uma sociedade, portanto questionaremos sobre o significado do termo família e sobre o significado teórico que damos a este.

Demarcar o conceito de família significa delimitar um grupo real composto de certo número de pessoas ligadas por parentesco ou vínculos e que ocupam lugares diferentes numa hierarquia interna de poder e de papéis.

É praticamente inevitável discutir a questão do significado do termo família sem recorrer aos dados baseado na experiência da realidade. Isto, por paradoxal que possa parecer à primeira vista, não se deve a nenhum recurso discursivo, mas sim à postura de que toda teoria deve dar conta e integrar estes dados.

De qualquer forma, devemos conjugar os fatos baseado nessa experiência e os característicos, dentro da concepção de que a realidade é constituída de ambos. Além disso, numa sociedade em que se percebe historicamente, é importante levar em conta a inclusão desses fatos numa probabilidade de grandes períodos históricos.


2 – A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE

  Nos dias atuais um dos maiores desafios do Assistente Social, vem sendo a falta de renda que tem afetado a sociedade de um modo geral, o que se segue pelo estado que, embora haja verbas destinadas e especificas para cada área, encontra diversos empecilhos até que os serviços cheguem de fato a quem deles necessitam, haja vista a má administração e na maioria das vezes, essa má administração vem seguida da conduta duvidosa de tais administradores, tudo isso resulta na péssima qualidade de serviços prestados e/ou na falta dos serviços básicos do assistente social.

 As mudanças que a contemporaneidade tem trazido sobre as Relações Familiares. (Baseado no texto Famílias: configurações e realidade social de Eunice Teresinha Fávero, Maria Amália Faller Vitale, Myrian Veras Baptista, (orgs.) 2000, p. 15-17). Refletir sobre a família na atualidade exige esforço para a compreensão de uma realidade em constante transformação. No texto família é conceituada como: [...] o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as quais se constrói a autoimagem e a imagem do mundo exterior.

A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo (SARTI, 1999, p. 100 apud Fávero. Vitale. Baptista. orgs. 2000, p, 15.).

Nos últimos tempos a família vem passando por inúmeras mudanças, e muitos aspectos revelam estas transformações na sociedade contemporânea, dentre eles estão: O aumento dos divórcios/separações e dos casamentos; A inserção da mulher no mercado de trabalho; A multiplicação das famílias monoparentais e o crescimento do número de mulheres chefes de famílias. Esses processos que ocorrem nos laços familiares não se dão de modo linear, mas no terreno das contradições, das ambiguidades e dos conflitos. Transformação e continuidade se aliam quando se trata da família. Este breve e introdutório percurso não só sinaliza para as mudanças do ponto de vista sociocultural que penetram o cerne da vida familiar, mas também aponta para a diversificação de modos de viver em família, ou seja, não há uma única configuração familiar (SZYMANSKI, 2004; LE GALL e MARTIN, 1996; SARTI, 2003). Outro ponto a ser enfatizado diz respeito aos impactos distintos dessas mudanças segundo os diferentes segmentos sociais. Por essa razão, não se pode tomar por base um único referencial para a aproximação da realidade familiar. Como se sabe, as mudanças que afetam a vida das famílias estão em forte vinculação com aquelas que ocorrem na esfera pública. As condições sociais, advindas da inserção das famílias como classe social, marcam suas histórias e suas trajetórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (400.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com