TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociolia

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Questão

Iamamoto e Simionatto comentam: Em relação ao conhecimento produzido, Iamamoto (2004, p. 11) destaca o privilégio de uma categoria profissional que atua “na transversalidade das múltiplas expressões da questão social, na defesa dos direitos sociais e humanos e das políticas públicas que os materializam”. Essa situação, de acordo com Simionatto (2004), não significou unicamente o aumento da produção de conhecimento sobre o tema, mas uma crescente qualificação em termos de rigor teórico-metodológico e um sensível aprofundamento da discussão dos processos sociais contemporâneos. Após a leitura das citações acima, faça sua análise referente ao processo de atuação do assistente social e seus métodos de intervenção profissional.

Como as citações das autoras ressaltam, o processo de atuação do Assistente Social exige conhecimento de conflitos atuais que acontecem na nossa sociedade, o trabalho de defesa dos direitos sociais não cabe á profissão do assistente Social, mas o mesmo deve tomar conhecimento dos direitos sociais para emitir os encaminhamentos às respectivas áreas corretas de acordo com a necessidade, conforme confirma a autora Iamamoto.

Os conhecimentos necessários não só trazem um grande aumento do conhecimento da área da atuação da Assistência Social, como uma qualificação rigorosa na qualidade do profissional, que tem facilidade de manter uma discussão de forma culta e com embasamentos teóricos sobre os processos sócios contemporâneos.

Contudo, chega se a conclusão a de que a profissão exige um ponto crítico sobre os processos de atuação do Estado frente ás necessidades básicos da sociedade, anexando aos conhecimentos que embasam o exercício da Assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com