TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRICHURIS TRICHIURA

Pesquisas Acadêmicas: TRICHURIS TRICHIURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 6

TRICHURIS TRICHIURA

A tricuríase é uma infecção causada por nematódeos da família Trichuridae – no Brasil, pela espécie Trichuris trichiura. Acontece em regiões tropicais e subtropicais, especialmente naquelas com condições sanitárias deficientes. Em 1998, a OMS estimou um número de 1 bilhão de pessoas portadoras da doença.

A relação entre T. trichiura e seres humanos é antiquíssima – data da pré-história. No Brasil, os primeiros registros, segundo estudos paleoparasitológicos, são de 5000 anos.

A taxonomia do parasita presente no território brasileiro é a seguinte:

• Classe: Adenophorea;

• Subclasse: Enoplia;

• Ordem: Trichurida;

• Superfamília: Trichuroidea;

• Família: Trichuridae;

• Gênero: Trichuris;

• Espécie: Trichuris trichiura.

O nome do gênero deriva do grego, thrikhos, cabelo, e oura, cauda. Porém, não é a cauda do animal que se assemelha a um fio de cabelo, e sim sua porção anterior. Por isso, foi sugerida a mudança do nome para Trichocephalus, o que não foi aceito pelo Comitê de Nomenclatura da Sociedade Americana de Parasitologia. Devido a esse motivo, a doença também pode ser chamada de tricocefalose.

Características

O Trichuris Trichiura é um verme fusiforme nematóide, e como todos têm sistema digestivo completo. Boca na extremidade anterior, abertura simples - sem lábios, seguido do esôfago bastante longo e delgado - 2/3 do comprimento. Na parte posterior, que é alargada, está o sistema reprodutor simples e o intestino. Os vermes adultos são dióicos, com de morfismo sexual. Os machos têm entorno de 2,5 a 4 cm, as fêmeas são maiores que os machos, em torno de 4 a 5 cm. Os ovos têm o aspecto típico de barril ou bola de futebol americano ou a forma de limões, com cerca de 45 a 65 micrometros de comprimento por 20 a 25 micrometros de largura, e massa mucoíde transparente nas duas extremidades (opérculos polares).

Morfologia

O Trichuris trichiura é um verme branco de 3 a 5 cm de comprimento. A parte anterior do parasita é afilada e ocupa dois terços de seu corpo; o terço posterior é alargado. Isso confere um aspecto de chicote aos adultos, o que faz com que sejam chamados de whipworms (whip, chicote e worm, verme).

O macho é menor que a fêmea e possui uma curvatura ventral acentuada, enquanto a fêmea termina de forma reta. O tubo digestivo de ambos começa com uma boca provida de um estilete na sua extremidade, continua com o esôfago esticossomo, o intestino, e termina no ânus. A parte anterior comporta o esticossomo e a posterior, o intestino e os órgãos reprodutores.

A fêmea possui somente um ovário, seguido de um oviduto, útero e vagina. A vulva fica próxima à junção entre esôfago e intestino. O macho apresenta um só testículo, canal deferente e canal ejaculador, o qual termina com um especulo na curvatura ventral. Este especulo é recoberto por uma bainha revestida de minúsculos espinhos.

Os ovos de Trichuris trichiura têm coloração marrom e medem de 50 a 55µm de comprimento por 22 a 25µm de largura. Apresentam forma de barril por possuírem dois tampões lipídicos nas extremidades. A casca mostra três camadas: uma externa lipídica que dá a coloração do ovo, uma intermediária quitinosa e uma interna vitelínica, a qual fornece resistência aos fatores ambientais.

Ciclo Biológico

O hábitat do verme na fase adulta é o intestino grosso e suas mediações, vivem aderidos à mucosa ou livres na luz intestinal e alimentam-se do conteúdo intestinal. Eventualmente são encontrados no apêndice cecal.

As fêmeas fecundadas produzem cerca de 11.000 (onze mil) ovos, de modo que seu útero ocupa toda a região entre o esôfago e o início da cauda. Parece muito bem fundada a ideia de que os machos morrem após a primeira cópula e são eliminados nas fezes. Asfêmeas fecundadas se libertam do ceco e migram para a região retal e anal. Elas atravessam o ânus do hospedeiro e depositam seus ovos na pele da região perianal, onde causam intenso prurido.

Os ovos são liberados com a forma embrionária do helminto. Após a oviposição o ciclo de vida do verme chega ao fim e ele em alguns momentos este estará morto. A duração média da vida desses vermes é de 40 dias.

A forma embrionária é conhecida como sendo o primeiro estágio desse verme. No interior do ovo (em condições de anaerobiose) ele pode se desenvolver até o segundo estágio, conhecido como giriniforme. Os terceiros e quarto estágio são encontrados dentro dos ovos na região perianal (em condições de aerobiose). O quinto estágio é conhecido como larva rabditoide e é a forma infectante para o homem. Na região perianal a maturação do ovo (até o quinto estágio) acontece em média em quatro horas. Eles são muito sensíveis a dessecção, resistindo em média 16 horas em regiões secas.

A proteína presente na casca dos ovos é extremamente pegajosa e causa intenso prurido na pele, o que leva ao hospedeiro coçar a região. Isto vai provocar a disseminação dos ovos para o próprio hospedeiro (autoinfecção) ou para outras pessoas (heteroinfecção),através das mãos contaminadas. Os ovos aderidos na pele e nas roupas também se disseminam pelo ambiente, provocando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com