TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de energia

Tese: Tipos de energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

1. Tipos de Energia

2. Energia, o que é?

De um modo geral, a energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho.

3. Fontes de Energia Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. A humanidade tem procurado usar essa energia que a cerca e a energia do próprio corpo, para obter maior conforto, melhores condições de vida, maior facilidade de trabalho, etc. Neste trabalho são apresentadas energias, tais como: química, elétrica, nuclear, solar, térmica.

4. A energia não se cria nem se destrói apenas se transforma de um tipo em outro, em quantidades iguais.

5. Energia QuímicaO que é? Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, na pilha, conforme abaixo:

6. A energia liberada pelas reações químicas que ocorrem nos diversos órgãos (estômago, intestinos, fígado, músculos, sangue, etc.) é convertida em ações ou movimentos (andar, correr, etc.). Nesses casos, a energia química é convertida em energia cinética.

7. Quando suamos, estamos eliminando o excesso de energia recebida pelo nosso corpo (exposição ao Sol, por exemplo) ou gerado por uma taxa anormal de reações químicas dentro dele, para que sua temperatura permaneça em um valor constante de 36,5 °C. Esse calor é o resultado da transformação da energia química em energia térmica.

8. Energia ElétricaO que é? É a energia gerada pela movimentação de elétrons devido à presença de um campo elétrico, sendo que este pode ter sido gerado pela presença de um campo magnético. Numa Usina Hidrelétrica, converte-se em eletricidade a energia de movimento das correntes de água.Usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai

9. Como se calcula?O consumo de energia elétrica depende da potência e do tempo.Assim, para calcular o consumo mensal de energia elétrica de um aparelho, em quilowatt-hora, precisamos saber:A potência elétrica (Pot) do aparelho, medida em quilowatt (kW);O tempo de uso mensal do aparelho, medido em horas (h).Na física, potência é a quantidade de energia transformada em um certo intervalo de tempo.Onde: E = energia transformada t = intervalo de tempo consideradoNo Sistema Internacional de unidades a energia é medida em joules (símbolo: J), o tempo é medido em segundos (s) e a potência é medida em joules por segundo (J/s). Essa unidade derivada, é então denominada “watt” (W).

10. Energia NuclearO que é? Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade.Esquema do reator de uma Usina Nuclear

11. Energia NuclearFissão Nuclear

12. Energia Solar

13. Energia SolarO que é? A conversão direta de energia solar em energia elétrica é realizada nas células solares através do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica.Painel solar fotovoltaico que usa energia da luz solar para sustentar telefone celular público em local isolado na Austrália

14. Energia TérmicaO que é? Calor (ou energia térmica) é a modalidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com