TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Resenha: Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

fixas durante a titulação. Na titulação condutométrica, a solução padrão é adicionada de uma bureta em sucessivos incrementos. Após a adição de cada incremento, é medida a condutância da solução. A adição da solução padrão ocasiona um certo aumento de volume e, portanto, um certo efeito de diluição que afeta a medida da condutância. O efeito de diluição pode ser grandemente diminuído com o uso de uma solução padrão 10 a 20 vezes, pelo menos, mais concentrada do que a solução em estudo.

A curva de titulação resultante consiste em dois ramos distintos: o primeiro, ramo de reação, dá a variação da condutância até o ponto de equivalência; e o segundo, ramo do reagente, dá a variação da condutância após o ponto de equivalência. A interseção dos dois ramos localiza o ponto final. O primeiro ramo indica a concentração de H+ presente do ácido e o segundo ramo indica a concentração de OH- em excesso da base.

A condutimetria baseia-se na medida de condutância de uma determinada solução; pode referir-se a ela ainda como sendo um método de análise de íons (parte da Química Eletroanalítica). A condutância, por sua vez, é uma grandeza dependente da concentração, além da natureza das variadas espécies químicas presentes na solução em análise, que definem a capacidade que a solução possui de transportar carga. Logo, conclui-se que a condutimetria mede a condutância de soluções iônicas.

As soluções iônicas são capazes de conduzir eletricidade pelo fato de ocorrer migração de íons tanto positivos como negativos sob influência de um campo eletrostático.

A condutimetria abrange duas técnicas analíticas: a condutimetria direta e a titulação condutimétrica. A primeira mede a condutância com vistas à avaliação da concentração de um eletrólito. Tem aplicação muito limitada em virtude do caráter não específico da condutância das soluções iônicas. A titulação condutimétrica tem a aplicação mais ampla, baseia-se na medição da condutividade de uma solução em função do volume de titulante adicionado. Mas ainda assim é limitada às reações de oxidação-redução ede formação de complexos.

No caso, quando a reação envolve eletrólitos fracos, o ramo de reação é curvilíneo e, então, torna-se necessário um número maior de medidas para definí-lo. A inclinação do ramo de reação depende das condutâncias equivalentes relativas do íon substituído e do íon introduzido.

A titulação condutométrica é aplicável a níveis de concentração muito baixos, até cerca de 10-4M. As principais aplicações da titulação condutométrica se referem, no caso, a reações de neutralização e também as de precipitação e de formação de complexos.

Podem ter ocorrido erros das leituras, em relação a equipamentos mal calibrados ou desregulados e em relação à presença de interferentes nas soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com