TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Trabalho Escolar: Titulação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

A titulação de uma solução básica com uma solução padronizada de um ácido, é a determinação da quantidade exata de ácido equivalentemente á quantidade de base presente. O ponto em que isto ocorre é o ponto de equivalência, ponto estequiométrico, ou ponto final teórico. A solução resultante contém o sal correspondente. Se o ácido e a base forem eletrólitos fortes, a solução será neutra no ponto de equivalência e terá pH igual a 7, mas se o ácido ou base forem um eletrólito fraco, o sal será hidrolisado até certo ponto e no ponto de equivalência a solução será ligeiramente básica ou ligeiramente ácida. O pH exato da solução no ponto de equivalência pode ser prontamente calculado a partir da constante de ionização do ácido fraco e da concentração da solução.

Na prática, o ponto final correto caracteriza-se por um valor definido da concentração de íons hidrogênio na solução. Substâncias chamadas de indicadores de neutralização ou indicadores ácido-base, mudam de cor de acordo com a concentração de íons hidrogênio na solução. A característica principal destes indicadores é que a mudança da cor observada em meio ácido para a cor observada em meio básico não ocorre subitamente, mas dentro de um pequeno intervalo de pH, denominado intervalo de mudança de cor (faixa de viragem) do indicador.

A primeira aplicação da ação dos indicadores que pode ser aplicada na prática foi sugerida por W. Ostwald. A teoria baseia-se no fato de que os indicadores de uso geral são ácidos ou bases orgânicas muito fracas, mas hoje se acredita que as mudanças de cor devem-se a modificações estruturais, incluindo a formatação de estruturas quinoidais e formas de ressonância.

Os vinagres são geralmente coloridos, mas após as diluições a cor não é suficientemente intensa que possa prejudicar a visualização do ponto final da titulação. As pequenas quantidades de outros ácidos presentes são simultaneamente tituladas com o ácido acético e a acidez total é expressa em termos do ácido acético.

OBJETIVOS:

Determinar a acidez do vinagre através da técnica de volumetria de neutralização.

Materiais e Métodos

- Bureta

- Amostra de vinagre

- Béquer

- NaOH 1mol/L

- Erlenmeyer

- Fenolftaleína

- Proveta

- Pipeta volumétrica

- Papel manteiga

Procedimento:

Medimos 2mL de vinagre com a pipeta e também 25 mL de água destilada e adicionamos ao erlenmeyer. Colocamos na mistura 5 gotas de fenolftaleína. Concluímos assim a Solução-Problema.

Com auxilio de garras e um suporte fixamos uma bureta e a enchemos com hidróxido de sódio.

Enquanto colocávamos o hidróxido de sódio na bureta, retiramos o erlenmeyer com a mistura, para que não houvesse contaminação.

Lentamente abrimos a bureta para que fosse caindo um pouco do Hidróxido na nossa solução, enquanto balançávamos, até que houvesse a viragem de cor.

Houve a viragem de cor, passando de incolor para rosa Pink. Repetimos o procedimento por mais 2 vezes.

OBS.: Preparamos um solução de NaOH:

Pesamos 40g na balança de precisão de NaOH em forma de pastilhas, dissolvemos essas pastinhas em 1000 mL de água destilada no balão volumétrico de fundo chato. Solubilizamos a mistura, até que ficasse homogênea.

NaOH -> 23+1+16= 40g

1Mol de NaOH -> 40g/Mol

1 Mol /L -> 40g + 1000mL de H2O

Resultados e Discussão:

Em todos procedimento que foi realizado com a titulação de NaOH, obtivemos uma coloração rósea escura permanente devido a presença do indicador (Fenolftaleína).

Conclusão:

Perante as informações Conclui que a titulação volumétrica é ideal para quantificações desse tipo.

No caso da solução analisada, pôde-se determinar a porcentagem de ácido acético contido que foi de 1,644%. Com isso, considerando de bom nível a precisão e exatidão do processo e da metodologia utilizada o resultado esperado foi alcançado.

REFERÊNCIA:

BACCAN,N.et al. Química Analítica Quantitativa Elementar. 3ªed.,São Paulo:Bucher,2001.308p.

MENDHAM,J.et al.VOGEL: Análise Química Quantitativa. 6ªed.,Rio de Janeiro:LTC,2002.462p.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »