TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação De Neeutralização

Projeto de pesquisa: Titulação De Neeutralização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

A titulação é uma técnica analítica que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução [1]. Neste procedimento será possível o conhecimento mais profundo sobre a titulação de neutralização, conhecendo os mecanismos utilizados para determinar uma solução, utilizando-se de um padrão primário para obter a concentração real de uma solução secundária, que é uma substância que não possui concentração real conhecida, onde passará pela etapa de padronização e corrigidas pelos cálculos obtidas.

Introdução

Solução é uma dispersão particular homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, um estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estejam em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias. O preparo de uma solução envolve o uso de uma substância no estado sólido, conhecida como padrão primário, que deve ser solúvel no mesmo solvente da solução problema e reagir com esta. Esse padrão primário é utilizado para a verificação da concentração molar da solução problema, ou seja, da que está sendo preparada. A esse processo de verificação da concentração real dá-se o nome de padronização. [2]

Volumetria de neutralização é um método de análise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH-. A primeira vista pode-se pensar que a reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base resultaria sempre em uma solução neutra. Entretanto isto não é sempre verdade, por causa dos fenômenos de hidrolise que acompanham as reações. Além disso, a detecção do ponto final na volumetria ácido-base pode se tornar difícil devido a efeitos tamponantes gerados no meio reagente, que podem prejudicar a ação dos indicadores. Estas características dos sistemas ácido-base devem ser bem conhecidas e estar sob controle durante a realização de uma análise por neutralização. [3]

O ácido acético (CH3OOH) é um acido fraco, tendo um Ka de 1,8 x 10-5. Na indústria alimentícia é consumido com vinagre, que é uma solução diluída do acido acético glacial (3,5 a 8% m/v). A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre.

Objetivo

Padronizar uma solução de aproximadamente 0,1M , com uma solução de padrão primário de Biftalato de Potássio e determinar ao teor de ácido acético no vinagre.

Materiais e Métodos

- Hidróxido de sódio (NaOH);

-Pipetas de 20mL;

-Balança Analítica;

-Bureta de 50mL;

-Biftalado de potássio (HOCOC6H4COOK) P.A;

-Solução Indicadora de Fenolftaleína;

-Balão Volumétrico;

-Vinagre;

-Béqueres;

-Suporte Universal;

-Água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com