TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos De Quimica - Reações Quimicas

Casos: Topicos De Quimica - Reações Quimicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TÓPICOS DE QUÍMICA

CIÊNCIAS NATURAIS

RELATÓRIO IV

REAÇÕES QUIMICAS

JULIANA VAZ

STEPHANIE FREIRE

THAIS BRITO

PROF. Dr. Lídia Medina Araújo

Manaus

2014

REAÇÕES QUIMICAS

Objetivo Geral –

 Compreender a presença do cloro ativo na água sanitária doméstica.

 Como medir a quantidade de cloro ativo no hipoclorito de sódio (NaCl).

Objetivo Especifico –

 Aprender como separar e medir o cloro ativo encontrado no hipoclorito de sódio (NaCl)

 Calcular a porcentagem encontrada e nas amostras obtidas.

Introdução

A água sanitária comercial é uma solução diluída de hipoclorito de sódio (NaOCl), obtida ao se passar gás cloro por uma solução concentrada de hidróxido de sódio; de acordo com a seguinte reação:

2 NaOH + Cl2 → NaOCl + NaCl + H2O

Observando a reação, notamos que, além do hipoclorito, há também a formação de cloreto de sódio.

O Hipoclorito de Sódio é utilizado em processos de desinfecção, esterilização e desodorização de águas industriais, água potável e piscinas; branqueamento de celulose, limpeza de roupas, lavagem de frutas e legumes, produção da água sanitária, para irrigação dentária e outros. Apresenta-se como um sal inorgânico de fórmula molecular NaOCl, massa molar 74,44 g mol-1, densidade 1,07 - 1,14 g cm-3 (produto comercial), ponto de fusão 18°C e ponto de ebulição 101°C. Tem como aparência um sólido branco e é totalmente miscível em água (CARBOCLORO, 2009).

O hipoclorito de sódio é usado freqüentemente em solução aquosa como desinfetante e como agente alvejante, branqueador nas lixívias comerciais conhecida no Brasil como água sanitária ou água de lavadeira. No Brasil, a água sanitária é um produto muito utilizado, independente da classe social, porém só pode ser legalmente comercializada com o registro da ANVISA, que realiza periodicamente fiscalizações com o objetivo de verificar se as empresas estão obedecendo às regras de fabricação, definido pela portaria nº 89/94 onde o teor de cloro ativo é estabelecido entre 2,00% p/p a 2,5% p/p durante o prazo de validade, estabelecido de no máximo de seis meses (ANVISA, 2009).

Porém, devido ao baixo custo, o consumo do produto clandestino vem aumentando com passar do tempo, podendo o consumidor estar sendo lesado, se houver uma quantidade menor de hipoclorito de sódio, pois seu produto não terá a eficácia esperada. Isso ocorre, principalmente, por problemas na vedação da embalagem porque o cloro evapora muito facilmente. No caso de uma quantidade acima do especificado, o cloro pode ser liberado em forma de gás cloro (Cl2), que é altamente irritante e que pode ser absorvido pelo corpo humano (INMETRO, 2009).

Uma quantidade acima do permitido significa mais quantidade de cloro que pode ser liberado em forma de gás podendo ser absorvido pelo corpo humano através da respiração. A legislação define o intervalo entre 2,0 a 2,5 % p/p para fins de registro. Entretanto, para fins de fiscalização, a Anvisa considera um intervalo de aceitação entre 1,75 e 2,75 % p/p.

O sistema iodo-iodeto possui um potencial padrão (Eo = 0,535 Volts) intermediário, resultando daí que pode ser usado, por um lado, para oxidar substâncias fortemente redutoras e, por outro lado, para reduzir substâncias oxidantes relativamente fortes. O método de determinação baseia-se no fato do cloro poder deslocar o bromo e o iodo de seus sais. Com isso, ao se adicionar iodeto de potássio (KI) à solução, poderemos dosar o iodo liberado com solução padronizada de tiossulfato de sódio (Na2S2O7), usando solução de amido como indicador.

1. Metodologia

1.1 Materiais Necessários:

1. Erlenmeyer de 250ml - 2

2. Bureta de 25ml - 1

3. Pipeta de 5ml, 10ml e 25ml

4. Béquer de 100ml - 2

5. Balão volumétrico de 100ml - 2

6. Iodeto de potássio à 10%

7. Água sanitária comercial de duas marcas (Ypê e Modalva foram utilizadas)

8. Ácido acético 1:3

9. Tiossulfato de sódio 0,1N

10. Indicador amido 0,5%

11. Amido

12. Água destilada

2. Procedimento Experimental:

Parte 1: Pesquisar cloro ativo no hipoclorito de sódio (NaCl)

• Diluiu-se 10ml de água sanitária em um balão volumétrico e completou-se o volume com 90ml de água destilada (solução a 10%).

• Foi adicionado em um erlenmeyer 10ml de iodeto de potássio a 10%, em seguida 5ml da amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com