TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trocadores De Calor

Monografias: Trocadores De Calor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 3

CLASSIFICAÇÃO DE TROCADORES DE CALOR

• De acordo com os processos de transferência;

• De acordo com o tipo de construção.

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM OS PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA

Nesta categoria, trocadores de calor são classificados em: de contato indireto e de contato direto.

TROCADORES DE CALOR DE CONTATO INDIRETO

Em um trocador de calor de contato indireto, os fluidos permanecem separados e o calor é transferido continuamente através de uma parede, pela qual se realiza a transferência de calor.

Os trocadores de contato indireto classificam-se em: trocadores de transferência direta e de armazenamento.

Tipo de Trocadores de Transferência Direta

Neste tipo, há um fluxo contínuo de calor do fluido quente ao frio através de uma parede que os separa. Não há mistura entre eles, pois cada corrente permanece em passagens separados. Este trocador é designado como um trocador de calor de recuperação, ou simplesmente como um recuperador. Alguns exemplos de trocadores de transferência direta são trocadores de: placa, tubular, e de superfície estendida. Recuperadores constituem uma vasta maioria de todos os trocadores de calor.

Trocadores de armazenamento

Em um trocador de armazenamento, os ambos fluidos percorrem alternativamente as mesmas passagens de troca de calor . A superfície de transferência de calor geralmente é de uma estrutura chamada matriz. Em caso de aquecimento, o fluido quente atravessa a superfície de transferência de calor e a energia térmica é armazenada na matriz. Posteriormente, quando o fluido frio passa pelas mesmas passagens, a matriz “libera” a energia térmica (em refrigeração o caso é inverso). Este trocador também é chamado regenerador.

TROCADORES DE CALOR DE CONTATO DIRETO

Neste trocador, os dois fluidos se misturam. Aplicações comuns de um trocador de contato direto envolvem transferência de massa além de transferência de calor; aplicações que envolvem só transferência de calor são raras. Comparado a recuperadores de contato indireto e regeneradores, são alcançadas taxas de transferência de calor muito altas. Sua construção é relativamente barata. As aplicações são limitadas aos casos onde um contato direto de dois fluxos fluidos é permissível.

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM O TIPO DE CONSTRUÇÃO

TROCADORES TUBULARES

São geralmente construídos com tubos circulares, existindo uma variação de acordo com o fabricante. São usados para aplicações de transferência de calor líquido/líquido (uma ou duas fases). Eles trabalham de maneira ótima em aplicações de transferência de calor gás/gás, principalmente quando pressões e/ou temperaturas operacionais são muito altas onde nenhum outro tipo de trocador pode operar. Este trocadores podem ser classificados como casca e tubo, tubo duplo e de serpentina.

Trocadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com