TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vant

Tese: Vant. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O VANT (Veiculo Aéreo Não Tripulado) também chamado UAV, do inglês UnmannedAerialVehicle é operado por um sistema autônomo de navegação, elétrica e fácil de operar. A interferência humana não é necessária durante o vôo, uma vez que todas as operações são programadas com o avião ainda em terra, pode embarcar câmeras fotográficas de alta definição, sensores, além de câmeras de vídeo convencionais com transmissão em tempo real, tais como monitoramento, reconhecimento tático, vigilância e mapeamento entre outras.

A partir do ano 2000, os VANTs para uso civil começaram a ganhar força no mercado, ganhando projetos e sendo desenvolcidos com tecnologia 100% brasileira.

Veiculo aéreo não tripulado – VANT

Idealizados para fins militares, inspirados nas bombas voadoras alemãs e a partir do ano 2000, foram concebidas, projetadas e construídas para serem usadas em missões muito perigosas para serem executadas por seres humanos. Os VANTs para uso civil começaram a ganhar força no mercado, porem os VANTs tem limitações em termos de capacidade de carga a bordo e condições climáticas.

Os VANTs podem ser usados em diversas áreas no setor civil, tais como monitoramento de queimadas, plantação agrícola, vigilância em terrenos e propriedades, coleta de dados climatológicos, coleta de dados ambientais e naturais de determinada região, levantamento fotogramétrico, entre outros.

Para uso civil de transporte de passageiros os VANTs tem sua utilização restrita tanto pelo seu tamanho quanto pela sua segurança, já que o VANT não se comporta muito bem em condições climáticas adversas. Seu tamanho também teria que ser considero, já que atualmente os VANTs não tem capacidade de transporte humano.

A usina hidrelétrica de Jirau, em construção em Rondônia, é a primeira grande obra de infraestrutura do Brasil monitorada por veículos aéreos não tripulados (VANTs). Mensalmente, um equipamento sobrevoa a área da construção para verificar se o cronograma de trabalho está em dia e também para ajudar na montagem de relatórios ambientais sobre a obra, sendo capaz de realizar um mapeamento até 100% mais eficiente, se comparado a outros equipamentos.

Apoena, usado para fazer o geoprocessamento da área onde está em construção a usina hidrelétrica de Jirau

Com ênfase na aérea de aerofotogrametria os VANTs, por serum veiculo de baixíssimo custo, por não necessitar de tripulação e por ter custos operacionais relativamente baixos, poderiam se encaixar em diversas missões como ditas anteriormente, possibilitam uma agilidade que não é encontrada no uso do avião convencional e na programação de mapeamento por satélites, estes com sensores óticos, ficam limitados em relação a presença de nuvens na região, o que requer o uso de imagens de radar, já os VANTs não têm esse problema por voarem abaixo das nuvens.

Os satélites comerciais de altíssima resoluçãotem menos de 50 centímetrosde detalhamento, agora os VANTs que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com