TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência doméstica

Por:   •  7/7/2017  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAZ

SERVIÇO SOCIAL

Lívia Gobira Gonçalves

270586

DIVERSIDADE, GÊNERO E VIOLÊNCIA

Violência Doméstica

MOGI DAS CRUZES - SP

2017

Violência Doméstica                      

A violência doméstica é um assunto bastante polêmico, por várias razões ela é constantemente omitida ou ignorada. Isso se dá, pela falta de estrutura emocional  das vítimas ou pela grande falha na estrutura do Estado ao se deparar com essa problemática. Apesar de estar presente em todas as camadas sociais, geralmente a sociedade tende a vê-la como um dos problemas das classes mais baixas, ignorando o fato de que isso pode acontecer com qualquer pessoa, independente da  classe social.

Sabemos que milhares de pessoas sofrem  com a violência domestica, assim como sabemos  também que grande parte das vitimas, são crianças e mulheres. Devemos nos atentar, para todos os tipos de violência, lembrando que a mesma se dá de diversas maneiras, podendo ser psicológica, sexual, matrimonial, moral e física, sendo esta, a mais frequentemente denunciada.

É preciso levar em consideração, que mesmo que o agressor seja denunciado e que possivelmente se faça todos os procedimentos para garantir a proteção das  vítimas e de sua família, ela nem sempre estará totalmente protegida, o que faz com que muitas delas acabem não denunciando por medo que algo pior possa acontecer, com ela ou com os filhos.

Por isso, é extremamente importante que  o Estado  tenha uma boa estrutura e profissionais  bem qualificados para lidar com esse problema, que envolve saúde e segurança pública. E mais, ao invés de pensarmos apenas na solução do problema, deveríamos estudar uma forma de evitar que a violência domestica chegasse até os lares, mesmo porque, muita das razões dessa violência vem acompanhada de diversos outros problemas, como álcool, droga e sem dúvida por conta do histórico cultural patriarcal, onde muitos homens ainda acreditam que a mulher deve ser submissa a eles, ao ponto de ignorar as necessidades individuais da mesma, prevalecendo o que é melhor para ele.  E o que é pior muitas mulheres nem se dão conta que sofrem  a violência, considerando como tal, somente a agressão física.

        Entretanto, é preciso entender que no caso de violência, independente de qual seja, omissão não é o melhor caminho.  Não se cale, peça ajuda!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com