TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vértebra

Projeto de pesquisa: Vértebra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 12

VÉRTEBRAS

As vértebras são os ossos que compõem a coluna vertebral dos vertebrados. Normalmente existem 33 vértebras no ser humano, incluindo as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro, e as quatro coccígeas. A coluna vertebral é subdivida em regiões: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras), sacrais (5 vértebras) e cóccix (4 vértebras), de acordo com a zona em que se encontram.

O comprimento médio da coluna vertebral no sexo masculino é de 71 cm e no sexo feminino de 61cm.

As vértebras do pescoço (cervicais) são menores; as torácicas têm tamanho mediano; as lombares, que se localizam na parte inferior da coluna, são as maiores. Esse aumento gradativo de tamanho das vértebras, do pescoço em direção à cintura, permite a sustentação do peso do corpo e a absorção dos choques provocados pelos movimentos, como quando a pessoa anda.

Cada vértebra tem dois pares de facetas articulares que proporcionam o contato de uma vértebra com a outra e permitem os movimentos da coluna como fletir e extender o tronco além de rodar de um lado para outro.

Os ligamentos são tecidos que fazem a conexão entre as vértebras e ajudam a estabilizar a coluna vertebral. Um ligamento importante na eventualidade de uma cirurgia é o chamado ligamento amarelo.

Os discos intervertebrais são uma espécie de cartilagem que, como o próprio nome indica, estão localizados entre as vértebras. Os discos intervertebrais ajudam a amortecer os movimentos e absorver os choques e estão sempre em movimento e só descansam quando estamos deitados. Eles são compostos por duas camadas. A camada mais externa e mais rígida é chamada de ânulo fibroso; a camada mais interna, que tem uma consistência tipo gel é o núcleo pulposo.

O desgaste do disco intervertebral é chamado de discopatia degenerativa. Já uma hérnia de disco é o deslocamento localizado do conteúdo discal.

Coluna cervical

A coluna cervical é formada pelas primeiras 7 vértebras espinhais, abreviadas C1-C7. Ela começa logo abaixo do crânio e termina na coluna torácica. Tem uma curvatura em formato de "C" chamada de lordose, assim como na coluna lombar. A coluna cervical é muito mais móvel do que qualquer outra parte da nossa coluna. Imagine todos os movimentos, direções e ângulações que você consegue mover o seu pescoço. Por isso, a coluna cervical é muito flexível, mas isto acarreta grande risco de lesão quando ocorrem movimentos bruscos e súbitos. O suporte proporcionado pelos músculos na região cervical é limitado. A cabeça pesa em torno de 5 a 7 kg e fica apoiada no topo da coluna cervical. Movimentos súbitos da cabeça podem causar lesões em ossos e ligamentos da coluna cervical.

Caracteristicas especiais

Atlas (C1) é a primeira vértebra cervical e também a primeira das 33 vértebras da coluna vertebral. Tem esse nome como referência a um titã grego que carregava o mundo nas costas. É uma vértebra cervical atípica, pois além de não possuir processo espinhoso, não há corpo vertebral. É também a mais larga vértebra cervical e, além disso, possui tubérculos anterior e posterior, o que nenhuma outra vértebra tem.

Articula-se ântero-inferiormente com o processo odontóide ("dente") do áxis, possuindo um ligamento transverso que segura este dente. Articula-se póstero-inferiormente também com o áxis, só que com o processo articular dele. Essas duas articulações são sinoviais, sendo a primeira responsável pelo movimento de rotação da cabeça (articulação sinovial em pivô/trocóidea) e a segunda ajuda na flexão (sinovial de deslizamento/plana). O movimento de rotação do atlas com o dente é limitado pelos ligamentos alares, que ligam o dente a borda do forame magno. A articulação superior do atlas é com os côndilos occiptais, que ajuda na flexão/extensão.

É constituído por duas massas laterais (as apófises articulares, que possuem uma face articular superior que se articula com o côndilo occipital) que possuem um prolongamento lateral (apófises transversas), que se unem entre si através dos arcos anterior e posterior. A face articular inferior das apófises articulares, articula-se com a 2ª vértebra cervical (C2).

As apófises transversas são mais desenvolvidas no atlas do que em qualquer outra vértebra, possuindo um buraco transversal considerável, que se encontra dividido em dois pelo ligamento transverso. A porção anterior deste buraco esta ocupada pelo dente do áxis, e a porção posterior pela medula espinhal.

Atlas - Vista Superior

Áxis (C2)é a segunda vértebra cervical e é uma vértebra cervical atípica porque apresenta uma proeminência óssea que funciona como um eixo. Este processo chama-se odontóide e liga-se ao Atlas através de uma articulação tipo trocóide ou pivô. O processo odontóide firma-se junto ao Atlas na sua porção anterior através de ligamentos firmes, os ligamentos trapezóides e alares. Tanto C1 quanto C2 possuem os forames nos processos transversos para as artérias vertebrais.

A particularidade desse tipo de articulação é que ele permite amplos movimentos de rotação da cabeça graças a presença desse eixo ósseo central. Além da porção do odontóide, a segunda vértebra (Áxis) tem um formato parecido com as demais vértebras cervicais. É comum em traumatismos da coluna que ocorra a separação, por fratura, do osso odontóide do corpo do Áxis. Essa situação pode ser grave quando provoca deslocamento e compressão da medula espinhal.

Áxis - Vista Posterior

A sétima vértebra ou C7, por ser facilmente notada, principalmente em pessoas mais magras, é chamada "proeminente". Articula-se com a primeira vértebra torácica e por isso possui todas as características das cervicais e uma característica das torácicas: o processo espinhoso é proeminente, comprido e inclinado para baixo.

Coluna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com