TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vírus

Trabalho Escolar: Vírus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

Os vírus

Os vírus são considerados partículas ou fragmentos que só se manifestam quando parasitam células vivas. São considerados seres vivos mesmo não apresentando organização celular e reproduzindo-se somente quando estão no interior de uma célula hospedeira, que é destruída quando seu ciclo de reprodução se completa.

Estrutura dos vírus

Os vírus são basicamente formados por um envoltório ou cápsula protéica, onde está abrigado o material genético. O material genético do vírus pode ser uma molécula de acido nucléico de DNA ou RNA, nunca dos dois juntos, como ocorre nos outros seres vivos. São extremamente pequenos e sendo visíveis apenas ao microscópio eletrônico.

Reprodução dos vírus

No processo de reprodução o vírus adere à célula-alvo e introduz o ácido nucléico no citoplasma da mesma. O material introduzido na célula pelo vírus se multiplica e forma novas cápsulas protéicas. O material genético viral é encapsulado e a célula-alvo é então destruída, liberando para o meio os vírus formados.

Vírus bacteriófagos

O bacteriófago é um tio muito especial de vírus que tem recebido a atenção dos cientistas modernos. Embora sejam inofensivos aos animais superiores são terríveis destruidores de certas cepas bacterianas. O bacteriófago T2, por exemplo, é um implacável parasita da Escherichia coli, bactéria comumente encontrada no intestino humano, às vezes causando diarréias.

Doenças causadas por vírus

Uma

única doença pode ser causada por mais de um vírus e um só vírus pode provocar diversas manifestações clínicas.

Caxumba: Consiste em uma doença transmissível que causa a inflamação das glândulas parótidas. O vírus é transmitido através de gotículas de saliva. Ocorre com maior freqüência em crianças; entretanto pode trazer complicações a adultos principalmente do sexo masculino, causando, às vezes, a esterilidade. A imunização é definitiva contra a caxumba.

Poliomielite: Doença muito grave causada por polivírus; tem maior ocorrência em crianças menores de dói anos. Em alguns casos a doença ode evoluir causando atrofias musculares e paralisia de membros.

Rubéola: Virose benigna mais comum em crianças; é transmitida por gotícula s de saliva e provoca inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço manchas na pele. É perigosa se contraída por mulheres no inicio da gravidez pois o vírus pode provocar deformações no embrião.

Sarampo: Virose grave mais comum em crianças que possuam até dez anos de idade.É transmitida através da eliminação do vírus pelas vias respiratórias da pessoa infectada. A vacina concede imunidade permanente.

Catapora ou Varicela: Virose leve, a contaminação se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas de saliva.

Raiva ou Hidrofobia: Virose que ataca diretamente o sistema nervoso, muitas vezes é fatal se não tratada imediatamente. O contagio se dá pela saliva ou mordida de animal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com