TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Yakult

Trabalho acadêmico: Yakult. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

CAMPUS CAMPO LIMPO

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

ATPS

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: ECONÔMIA

BIANCA MOREIRA LUCAS

(1ª SEMESTRE) RA-8827389655

BRUNO SANTOS MARTINS

(1ª SEMESTRE) RA-9857498820

NAYARA ARAUJO DA SILVA

(2ª SEMESTRE) RA-8379862315

SHEILA TAVARES DA SILVA

(2ª SEMESTRE) RA-8074843495 WAGNER DA SILVA

(2ª SEMESTRE) RA-7093562720

SÃO PAULO

ANO 2014

RESUMO

Yakult é uma empresa multinacional japonesa de produtos alimentícios. Fundada em 1935, com sua sede mundial em Tóquio, Japão, pelo Dr. Minoru Shirota e proprietário da marca Yakult Honsha Co. Ltda. Seu principal produto é o leite fermentado, muito consumido em todo mundo. O nome "Yakult" deriva de "Jahurto", que significa iogurte em Esperanto. O nome também faz alusão a uma tribo que vivia na região da Sibéria, na Rússia, e chamavam-se "Yakutes" sendo que a principal bebida consumida por este povo consistia em leite de égua fermentado.

1. Desenvolvimento

1.1. HISTÓRIA

Em 1925, o Japão apresentava alto índice de mortalidade infantil por infecções gastro-intestinais. Inconformado com isso, o Dr. Minoru Shirota iniciou seus estudos sobre lactobacilos intestinais, com o objetivo de usá-los em prol da medicina preventiva. Nesta época, a medicina preocupava-se mais com o tratamento do que com a prevenção das doenças. Praticamente inexistiam pesquisas sobre microrganismos úteis ao intestino.

No ano de 1930, após anos de contínuas pesquisas, Dr. Shirota selecionou uma espécie de lactobacilos, resistentes à acidez do estômago e, que se mantendo vivos no intestino, inibiam a proliferação de bactérias intestinais nocivas, promovendo o equilíbrio da flora intestinal. Estes microrganismos revolucionaram todos os conceitos da área de saúde e foram denominados Lactobacillus casei Shirota.

1.2. Histórico da Evolução no mercado consumidor

Cinco anos depois, foi desenvolvido o Leite Fermentado Yakult à base de leite desnatado e fermentado com os Lactobacillus casei Shirota. Para que ele estivesse facilmente disponível para o maior número de pessoas, foi adotado o sistema de entrega domiciliar. Em 1938, Yakult foi registrado como marca. No ano de 1955 é estabelecido o instituto de pesquisa na cidade de Quioto.

Em 1963, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Dr. Minoru Shirota, a distribuição do Leite Fermentado Yakult no Japão passou a contar com as “Yakult Ladies”. No ano seguinte, iniciam-se as atividades internacionais da Yakult, em Taiwan. Em 1966 o produto passou a ser produzido no Brasil. Desde então, a empresa tem se expandido com sucesso na Ásia, América, Europa e Oceania. Atravessou fronteira desenvolvendo atividades adequadas às necessidades de cada país e conquistou o respeito de cada consumidor. Em 1968 o produto passou a ser vendido em potes de plástico.

1.3. Dados da Evolução do mercado consumidor

Nas décadas seguintes, a empresa lança inúmeros produtos, sempre mantendo Yakult como carro-chefe. Assim, o Leite Fermentado Yakult tornou-se um dos alimentos mais consumidos no século XX. Na de 90 a marca começou sua grande e rápida expansão pelo continente europeu, ingressando primeiramente no mercado holandês em 1994. Entre 1995 e 1997 o produto foi introduzido com sucesso na Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra. Em 2000 foi a vez do mercado francês receber o produto

1.4. História no Brasil

A empresa chegou ao Brasil em 1966 e, em 1968, começou a fabricação do produto na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a primeira da empresa fora da Ásia. Mais de uma década depois tem início em 1979, as atividades na unidade industrial de Lages, em Santa Catarina, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com