TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido Fluoridrico

Ensaios: Ácido Fluoridrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

ÁCIDO FLUORÍDRICO

Ácido fluorídrico, solução aquosa do fluoreto de hidrogênio ou ainda o fluoreto de hidrogênio anidro, que apresenta-se líquido até 19,5°C, é um ácido do grupo dos hidrácidos. O fluoreto de hidrogênio é um gás ou vapor esverdeado, de fórmula HF. Apresenta-se em solução como líquido incolor e fumegante de odor penetrante (assim como o gás ou vapor puro), de ponto de ebulição 20 ºC sob pressão normal. Portanto, nas condições ambientes, onde a temperatura é de 25 ºC, ele é um gás incolor

O HF possui pressão de vapor de 15,54 mmHg e densidade de vapor 0,7. Sua entalpia de formação é de -273,30 kJ/mol (gás) e sua entropia molar é 173,78 J/mol•K.

Propriedades químicas

Sabendo-se que a "força" dos hidrácidos varia de acordo com a eletronegatividade do elemento ligado ao hidrogênio, pode-se deduzir que o HF é um ácido forte. Contudo, isso não ocorre, pois, apesar de a eletronegatividade do flúor ser a maior dentre os elementos conhecidos (4,0), o fator mais importante é a estabilidade do íon (ião) formado, que, neste caso, tem sua estabilidade reduzida, pois o raio atômico do flúor, por ser o menor conhecido (excetuando os gases nobres) atrapalha a acomodação da carga negativa, com forte repulsão entre os elétrons externos, a chamada dispersão de carga, o que acaba por desestabilizar o íon F– e reduzir o pKa.

Sendo assim, o HF é um ácido fraco (semiforte), que tem como maior propriedade sua facilidade em atacar materiais silicáticos (principalmente o vidro). Por isso o HF só deve ser armazenado em plásticos, sendo usado especialmente o polietileno e o teflon, e em raros casos usando recipientes metálicos (poucos metais são compativeis).

Usos

É usado na produção de sais fluorados, gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes, teflon, na purificação de minérios (de nióbio e tântalo), na alquilação de petróleo (gasolina de alta octanagem) e no enriquecimento do urânio para fins de geração de energia nuclear.

Sua principal propriedade é a de ser um elemento altamente corrosivo; sendo, por esse motivo, usado em solução aquosa para corroer o vidro, fazendo gravações como a mostrada a seguir:

Obtenção

O produto é obtido a partir da reação entre o ácido sulfúrico e a fluorita seca, originando além do ácido fluorídrico (quando em solução aquosa) ou fluoreto de hidrogênio (quando a seco), o sal sulfato de cálcio. Seguindo a reação:

H2SO4 + CaF2 → CaSO4 + 2HF

Advertências

• Quando concentrado, reage violentamente com os hidróxidos alcalinos sólidos, como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio.

• Ingestão: tóxico, pode ser fatal.

• Inalação: dispnéia, broncoespasmos, obstrução das vias respiratórias, queimaduras.

• Contato com a pele: Produz queimaduras graves e extremamente dolorosas, e devido ao tamanho extremamente pequeno de sua molécula, percorre os tecidos vivos, penetrando a pele e demais tecidos até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com