TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido nítrico

Pesquisas Acadêmicas: Ácido nítrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição geral da atividade de projeto

A.1 Título da atividade de projeto:

Projeto de Abatimento de Óxido Nitroso na Planta de Ácido Nítrico nº 2 da Fosfertil Piaçaguera

A.2. Descrição da atividade de projeto:

Gás indesejado, o Óxido Nitroso (N2O) é um subproduto da manufatura de ácido nítrico, formado durante a oxidação catalítica da amônia. Utilizando um catalisador apropriado, é possível converter até 98% (normalmente, o valor é de 92 a 96%) da amônia em Óxido Nítrico (NO). O restante participa de reações colaterais indesejáveis que levam à produção do Óxido Nitroso e de outros compostos.

O N2O residual que provêm da produção de ácido nítrico é normalmente liberado na atmosfera, por não ter qualquer valor econômico ou toxicidade em níveis normais de emissões. Com um elevado Potencial de Aquecimento Global (GWP) de 310, o N2O é um importante gás de efeito estufa (GEE).

A atividade de projeto envolve a instalação de um catalisador secundário para abater o N2O no interior do reator onde é formado.

O cenário de linha de base é determinado pela liberação das emissões de N2O na atmosfera no ritmo medido atualmente, na ausência de regulamentação para restringir as emissões de N2O. Se alguma regulamentação for introduzida durante o período de obtenção de créditos, o cenário de linha de base deverá ser apropriadamente ajustado.

A taxa de emissões de linha de base será determinada através da medição do fator de emissão do N2O (kg N2O/tonelada de HNO3) durante uma campanha de produção completa antes da implementação do projeto. Para assegurar que os dados obtidos durante a campanha de medição inicial de N2O para a determinação do fator de emissão de linha de base sejam representativos das emissões reais de GEE pela planta de origem, uma série de parâmetros de processos conhecidos para afetar a geração de N2O que está sob o controle do operador da planta será controlada a partir de dados históricos.

As emissões de linha de base serão dinamicamente ajustadas pelos níveis de atividade numa base ex-post através do monitoramento da quantidade de ácido nítrico produzido. As emissões de N2O do projeto serão diretamente monitoradas em tempo real, com a instalação de instrumentos adicionais de monitoramento e registro de N2O para medir a quantidade de N2O emitida pela atividade de projeto.

Determina-se a adicionalidade do projeto através da versão mais recente da “ferramenta para demonstração e avaliação de adicionalidade” aprovada pelo Conselho Executivo do MDL.

A atividade de projeto contribuirá para o desenvolvimento sustentável do país através da transferência de tecnologia industrial (tecnologia de catalisador de um país desenvolvido para o Brasil). A atividade de projeto reduzirá as emissões de N2O sem aumentar ou diminuir as emissões diretas de outros poluentes do ar.

PROJECT DESIGN DOCUMENT FORM (CDM PDD) - Version 03.1.

CDM – Executive Board

page 3

O projeto não gera impacto sobre as comunidades locais ou sobre o acesso a serviços na área, nem causará desemprego na Planta de Ácido Nítrico nº2 (PAN 2) da Fosfertil Piaçaguera, sendo potencialmente replicável para outras plantas de ácido nítrico, não apenas no Brasil, mas em outros países em desenvolvimento.

A.3. Participantes do projeto:

Nome da

Parte envolvida (*)

((host) indica uma Parte anfitriã)

Entidade(s) privada(s) e/ou

pública(s)

participantes do projeto (*)

(se houver)

Por gentileza, indicar se a

Parte envolvida deseja ser

considerada como

participante no projeto

(Sim/Não)

Brazil (host)

Fosfertil-.Ultrafertil

Entidade Privada. Desenvolvedora do Projeto.

Não

(*)De acordo com as modalidades e procedimentos de MDL, no momento de tornar público o MDL-DCP no estágio de validação, uma Parte envolvida pode ou não ter providenciado sua aprovação. No momento de solicitação do registro, exige-se a aprovação da(s) Parte(s).

Com uma estrutura operacional que inclui minas próprias, usinas de beneficiamento, unidades industriais e um eficiente sistema de abastecimento e transporte, a Fosfertil é hoje a principal produtora brasileira de matérias-primas fosfatadas e nitrogenadas para a indústria de fertilizantes.

A empresa conta hoje com cerca de 2.600 empregados, atuando em quatro diferentes Estados brasileiros. As plantas químicas se localizam em Araucária (PR), Cubatão (SP), Piaçagüera (Cubatão-SP) e Uberaba (MG), enquanto os complexos de mineração ficam em Catalão (GO), Tapira e Patos de Minas (MG) – sendo que em Catalão e Patos de Minas as instalações contam também com unidades industriais para produção de insumos fosfatados. Há ainda o Terminal Marítimo, em Santos (SP), uma unidade de pesquisa geológica em Patrocínio (MG) e o Escritório em São Paulo.

Em todos esses locais, a Fosfertil opera de maneira ética e responsável, buscando estabelecer parcerias com as comunidades, objetivando benefícios sociais e econômicos.

Nossa História

1958: Inaugurada a Fábrica de Fertilizantes de Cubatão (Fafer).

1965: A Ultrafertil S/A é constituída em Cubatão (SP), com participação da Philips/PS Petroleum, Grupo Ultra e entidades financeiras internacionais.

1969: Início das operações do Terminal Marítimo da Ultrafertil, em Santos (SP).

1970: A Ultrafertil inaugura oseu complexo indutrial de fertilizantes em Piaçagüera, Cubatão (SP).

1974:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com