TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

Projeto de pesquisa: ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.922 Palavras (20 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 4

AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR 4

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

As demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem importantes saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial do setor público.

2 DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade Aplicada tem como objetivo de fornecer à administração informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições.

Gradativamente se acerca a função das empresas como administradoras sociais no processo de desenvolvimento. É de grande importância que as empresas não se atentem somente com a rentabilidade de seus produtos, mas, que se preocupem igualmente com o impacto que o desenvolvimento de seus serviços ou produtos provoca na comunidade e no meio ambiente, provocando seu papel de corretor desses impactos e de agente social responsável, tendo em vista o bem estar da sociedade.

Em virtude da grande e crescente demanda de interesse do país em missões e finanças sustentáveis, a bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa, em 2005, fundou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

As empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis, são denominadas “investimentos socialmente responsáveis” – ISR. Os investidores interessados em investir seus recursos nessas empresas acreditam que elas geram valor no longo prazo e demandam cada vez mais esses tipos de produtos dos mercados financeiros (BOVESPA, 2008).

Para a seleção das ações/empresas que representam ISR e que farão parte dos índices de sustentabilidade existem, segundo Barbosa (2007), duas principais técnicas de avaliação conhecidas como: screening e the best of class. Na primeira, de antemão determinados setores empresariais considerados prejudiciais são excluídos do universo elegível para compor o índice. São exemplos os setores de cigarros, armas, bebidas alcoólicas e jogos de azar. Na

técnica the best of class as melhores empresas em termos de sustentabilidade empresarial de cada setor são eleitas para compor o índice.

Dessa forma, os investidores buscam através dos índices de sustentabilidade identificar as empresas com maior grau de sustentabilidade.

O índice de sustentabilidade empresarial - ISE

Para atender aos investidores interessados em ISR, a Bovespa em conjunto com várias instituições: ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS (suspenso do Conselho Deliberativo no período 2008/2009), MMA e PNUMA, criaram, em 30 de novembro de 2005, um índice que fosse referência de investimentos socialmente responsáveis

no Brasil, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial (BOVESPA, 2008).Bovespa preside o Conselho Deliberativo do ISE, que conta também com a participação das instituições mencionadas anteriormente.

O critério para seleção das empresas participantes do ISE foi definido pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas – CES-FGV, contratado pelo Conselho do ISE, e se baseia no conceito do “Triple-Bottom-Line” – TBL, representado na Figura 1. O 15 TBL envolve a avaliação de elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros de forma integrada. A esse conceito foram acrescentados também indicadores que avaliam a natureza

do produto, as práticas de governança corporativa adotada, e características gerais

(BOVESPA, 2008).

ISE-BOVESPA

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Com este objetivo o ISE procura analisar as empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

O ISE reflete, portanto o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial.

A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICE

Participar de um índice de empresas com um reconhecido comprometimento com a sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com