TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Órgãos biológicos terrestres

Seminário: Órgãos biológicos terrestres. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  Seminário  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Os grandes biomas terrestres

A forma de vida (herbáceas, coníferas, arbusto, árvore) da vegetação clímax é a chave para o reconhecimento e delimitação dos grandes biomas terrestres.

Ex: Vegetação clímax natural de campos é o capim, embora as espécies variem em diferentes continentes onde o bioma de campo é encontrado.

Apesar da vegetação clímax de ser a chave no reconhecimento e delimitação dos biomas, os diferentes estádios sucessionais e clímaces edáficos também são constituintes de um bioma.

Ex: Os campos são estádios sucessionais em um bioma de floresta e uma floresta de galeria é um micro ambiente dentro de um bioma de campo clímax.

Alguns animais ligam estádios sucessionais, estratos e subsistemas diferentes em um mesmo bioma, assim como os mesmos biomas em continentes diferentes e até biomas diferentes, independentes de proximidade ou não, de acordo com as características do animal (réptil, ave, inseto, mamífero etc...), seus hábitos e comportamento sazonal, com a mesma espécie ocupando vários tipos vegetativos.

Em termos de fauna e flora o mundo foi dividido em seis grandes regiões, mais ou menos correspondente aos principais continentes.

Campos naturais;

Floresta decidual temperada e pluvial;

Floresta setentrional de coníferas;

Floresta tropical, decídua e úmida;

Tundra;

Deserto.

Figura A1 pag. 350, figura A2 pag. 351 e figura 5.22 pag. 174. Odum.

OBS: América do sul e Austrália, exemplos de biomas semelhantes com espécies taxonomicamente diferentes, porém ecologicamente semelhantes.

Tundras Árticas e Alpinas

Faixa circumpolar de cerca de 2 milhões de hectares de terras sem árvores.

Regiões menores, ecologicamente semelhantes, encontram-se acima do limite das árvores em altas montanhas, mesmo nos trópicos, chamadas tundras alpinas, equivalentes aos nossos campos de altitude.

Fatores limitantes: Baixas temperaturas, curtas épocas de crescimento (verão / compensada pelo grande fotoperíodo) e pequena precipitação (compensada pela baixa taxa de evaporação).

Solo: Perma-frost, congelado a maior parte do ano, mesmo no verão, a alguns centímetros da superfície.

Vegetação: gramíneas, ciperáceas, plantas lenhosas anãs e liquens.

Aquecimento global: Arvores bêbadas, minas, oleodutos.

Produtividade: Aquática (oceanos árticos férteis) e a terrestre combinadas sustentam grandes quantidades de aves migratórias e insetos na época aberta, assim como inúmeros moradores permanentes, boi almiscarado, urso polar, caribu, rena, lobo, raposa, lemingues e outros, que fazem túneis no manto da vegetação.

Temperatura: -6° verão

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »