AS TEORIAS APLICADAS PELA SUPERNANY
Por: tiago6440447 • 27/2/2019 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
Autoridade X Autoritarismo
Introdução
A educação formal é o processo de ensino aprendizagem que acontece de forma sistemática e formal, vinculado ao ambiente escolar, ou outras agências de instrução e educação. Na educação informal o indivíduo adquire conhecimentos ao longo de sua trajetória de vida e suas experiências na família os em grupos sociais.
Sobre o conteúdo do vídeo da super nanny, apresenta os problemas enfrentados pelos pais na educação de seus filhos. O programa é voltado para os pais que tem dificuldade em lidar com a disciplina e falta de limites de seus filhos em decorrência de falta de autoridade. O programa expõe uma série de técnicas comportamentais com o objetivo de disciplinar as crianças e ajudar os pais na complexa relação entre disciplina e autoridade.
TEORIAS APLICADAS PELA SUPERNANY.
As teorias utilizados no programa são baseados nas concepções do behaviorismo, ou comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem como objeto de estudo o comportamento. de acordo com B. F Skinner:
"Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada." Skinner.
"Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento." Skinner.
Observa-se que são impostas uma série de regras da casa, onde está explícito o que é proibido fazer, como xingar, desobedecer etc. Há também um cantinho da disciplina, um local no qual a criança é obrigada a ficar quando desobedece uma regra. Quando uma regra é quebrada, um adulto pede para que a criança reflita sobre o motivo de ela estar ali. No final, se a criança se comportar bem, ganha um incentivo, presente, comida, prêmio, se descumprir não ganha. A base da teoria Behaviorista baseia-se neste aspecto: a modelagem dos comportamentos, através de reforços negativos e reforços positivos. Essas técnicas comportamentais são amplamente usadas pela Super Nanny durante o programa.
CONCLUSÃO
Segundo Paulo Freire:
Não há liberdade sem disciplina, ou seja, não há liberdade sem limites. O limite é a mediação da disciplina, é o caminho da disciplina.1
Para Freire, o educador deve estar atento à relação autoridade x liberdade. Muito se discute a respeito da questão dos limites sem os quais a liberdade se perverte em licença e autoridade em autoritarismo, mas o ponto fundamental a ser buscado é o limite, que não deve ser ultrapassado. O equilíbrio entre liberdade e autoridade é um exercício indispensável da disciplina, ou seja, autoridade é indispensável à liberdade, porém autoritarismo não é sinônimo de autoridade mas de “abuso” de autoridade. Por sua vez, a licenciosidade não é liberdade, mas perversão da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia. Para que exista a necessária disciplina sem haver autoritarismo ou licenciosidade, deve haver um equilíbrio entre ambas.
...