TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Gestor

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  3.738 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: ADRIANA ALVES C. S. FERNANDES – RA: 8077268

CURSO: EDUCAÇÃO FISICA - LICENCIATURA

PLANO GESTOR

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

BATATAIS

2021

1. UNIDADE ESCOLAR

Nome da Escola: CLARETIANO – COLÉGIO SÃO JOSÉ

Endereço: RUA DOM BOSCO, 466, CASTELO – BATATAIS – SP. CEP: 14.300-000

Telefone: (16) 3660 - 1730

CNPJ: 44.943.835/0022-85

Horário de funcionamento: Educação Infantil: das 13h às 17h30min.

Ensino Fundamental: das 7h10min às 11h40min/12h30min; e das 13h às 17h30min (1º ano).

Ensino Médio: das 7h10min às 12h30min/13h20min.

  1. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

a) Normas regimentais básicas (normas que regulamentam a organização e o funcionamento das escolas na Rede Estadual de Ensino).

REGIMENTO ESCOLAR - Ato de Aprovação:

Portaria do Dirigente nº 7150073/2006 de 13/12/2006.  Ato de Aprovação de Alteração Regimental: 1556/0073 de 20/11/2008.  Ato de Aprovação de Alteração Regimental: 1263/0073 de 11/12/2013. Ato de Aprovação de Alteração Regimental: 1767/0073 de 10/11/2015.  Ato de Aprovação de Alteração Regimental: 2004/0073 de 14/09/2017.

  1. Análise do regimento escolar – Medidas previstas de forma genérica no regimento, sobretudo as que se referem aos deveres e direitos do aluno e do professor.

São assegurados direitos e deveres aos professores: 

- Participar do planejamento escolar, bem como elaborar seus respectivos planos de aula;

- Avaliar o processo de ensino e aprendizagem;

- Conduzir e orientar os estudos dos alunos e oferecer prazos estipulados;

- Participar de reuniões, conselhos de classe e comissões escolares;

- Escolher, respeitadas as diretrizes gerais do colégio, os métodos didáticos e aplicar os processos de avaliação da aprendizagem; e

- Obedecer aos preceitos éticos do magistério.

São diretos de todos os alunos:

- Receber adequada orientação educacional, pedagógica e profissional;

- Frequentar além das aulas de sua turma, atividades cívicas e religiosas;

- Valer-se dos serviços assistenciais oferecidos pelo estabelecimento;

- Ser tratado com respeito e atenção.  

3. ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA: OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO 

a) Direção:  01

b) Núcleo Pedagógico: 01 coordenadora pedagógica e 03 professores coordenadores

c) Administrativo - Secretária de Administração Escolar: 01

d) Operacional: Inspetor de alunos 02

e) Corpo Docente:  44  

f) Corpo Discente:  510  

4. FILOSOFIA DA ESCOLA 

O Claretiano – Colégio São José é uma referência na cidade de Batatais. Inaugurado há 116 anos, contribuiu, e contribui, para a educação de crianças, adolescentes e jovens. Com assessorias pedagógicas e acadêmicas, por meio do Claretiano – Rede de Educação, oferece materiais didáticos e recursos tecnológicos que colocam seus alunos nas melhores universidades. O Projeto Educativo Claretiano é fundamentado em uma educação humanista, priorizando a formação de atitudes e valores (competências socioemocionais) e assegurando aos estudantes o desenvolvimento das competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A Direção, o corpo docente, os alunos, os pais e os funcionários compõem a comunidade educativa, na qual todos se integram e dela participam, de acordo com sua função. A Ação Educacional Claretiana, como entidade mantenedora, cabe estabelecer as linhas pedagógicas e as características próprias da educação. O Claretiano  -  Colégio São  José responsabiliza-se,  perante  a  sociedade,  por  este  Projeto  Educativo  e  pela  aplicação prática  dos  seus  princípios  na  atividade  educativa, os  professores  participam  através da  regência  de  aulas,  das  reuniões  pedagógicas  e  de  pais  e  mestres,  conscientes  de  que exercem um  papel  fundamental  na educação  de seus  alunos, alicerçando seu  trabalho no reconhecimento  do  educando  como  pessoa,   com  identidade   e  missão  pessoal, estimulando-o a assumir  sua responsabilidade individual e  comunitária. Os alunos, são o centro da atenção educativa, participam da Comunidade como representantes de classe em reuniões e junto à Direção, quando necessário, os funcionários participam do processo educativo por meio de suas atividades técnico-profissionais.

5. PROCESSO E MOVIMENTO DA ESCOLA

O objetivo da entidade é formar um aluno que saiba conviver com seu semelhante, contribuindo efetivamente para a construção de um mundo melhor. Que tenha como base os valores da justiça, da solidariedade, da   partilha, da participação, do amor, da verdade, da emoção, da intuição e da sensibilidade. Sobre as formas de ingresso, classificação e reclassificação, é aconselhável que o aluno classificado ou reclassificado, permaneça no colégio pelo menos um ano, para que seja possível a conclusão do processo pedagógico. O aluno sem escolaridade anterior poderá matricular se no ensino fundamental compatível com seu nível de conhecimento e desenvolvimento mediante exame prévio para classificação. Os exames de classificação e reclassificação serão especiais, preparados e aplicados por banca de professores também especial. O avanço nos estudos obedecerá ao previsto nas normas aplicáveis do sistema de ensino.

6. DIAGNÓSTICO

O diferencial do processo de ensino-aprendizagem do colégio é sua história centenária dedicada ao ensino e sua preocupação no aluno visto como um todo, amparada em sua proposta pedagógica prospectiva, suas orientações e diretrizes operacionais. A instituição busca capacitar as pessoas que, em qualquer profissão que escolham, exerçam com eficiência, consciência e integridade as tarefas e obrigações condizentes com a área em que escolherem trabalhar. Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de diferentes formas e a função da educação é transformar sujeitos e mundo em algo melhor. Nesse sentido, o objetivo do processo de ensino e aprendizagem do colégio, é a formação do aluno de maneira ampla, de diversas formas a escola poderá ajudar em seu processo de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com