TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO GESTOR E ADMINISTRATIVO

Por:   •  6/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  1.395 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO GESTOR E ADMINISTRATIVO

1. IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Escola Estadual Ponce de Arruda

Endereço: Avenida Eduardo José da Cruz S/N, Distrito de Aldeia, Município de Acorizal-Mt

CEP: 78.480-000

Telefone:

Horário de funcionamento: Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano funciona no período matutino das 07:00 as 11:00 e 1º ao 5º  funciona das 13:00 as 17:oo  e Ensino Médio noturno das 18:00 as 22:00.

2. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA:

As Normas regimentais segue o que rege a Base Nacional Curricular e LDB que regulam a sua atividade.

O regimento escolar, enquanto documento administrativo e normativo fundamenta-se nos propósitos, princípios e diretrizes definidas na proposta pedagógica da escola, na legislação geral do país e, especificamente, na legislação educacional, impondo limites, estabelecendo direitos e deveres.

A grade curricular e calendário escolar seguem em anexo.

O plano gestor consiste em perfil da escola, conferindo-lhe identidade e intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações internamente ao estabelecimento e operacionaliza o Projeto Pedagógico.

De acordo com a legislação vigente, os cursos respeitarão a jornada mínima de 200 dias letivos mínimo de 800 (oitocentas) horas letivas dentro do calendário civil.

3. ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA

Os núcleos:

  • De direção é composta apenas pelo Diretor.
  • Técnico-pedagógico é composta apenas por um Coordenador Pedagógico.
  • Administrativo é composto por um Secretário e um Técnico.
  • Operacional é composto por 3 merendeiras, 3 limpeza e 3 vigias.
  • Corpo docente é composto por 3 professores de língua portuguesa, 2 de histórias, 2 de geografia, 1 de matemática, 1 de química, 2 de biologia/ciências, 1 de artes, 2 educação física, 3 unidocentes.
  • Corpo discente é composto por 340 alunos.

4. FILOSOFIA DA ESCOLA

Constituem-se os valores desta escola em desenvolver um trabalho de excelência, inovar as metodologias estratégias de ações, exercitar o respeito mutuo entre alunos, professores e funcionários, efetivar parcerias de execução de projetos de ações e pregar solidariedade como fator próprio do ser humano.

5. PROCESSO E MOVIMETO DA ESCOLA

A escola está inserida na educação do campo, pois recebe 100% de seu aluno da zona rural.

A escola que queremos é aquela que garanta para nossos alunos uma educação de qualidade e que produza no aluno a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização para o trabalho e para o exercício consciente de cidadania.

A escolar pode estar fazendo a parceria com as famílias do seu alunado para que possa criar um espaço de reflexão em que a formação do aluno/filho esteja em foco, estabelecendo assim um vínculo com a família, para conhecer e compreender o contexto cultural e educacional vivenciado pelos educandos.

A forma de ingresso se da por meio do aluno se enquadrar na idade/série/ano podendo no ensino fundamental apenas ser enturmado por idade e no ensino médio permitindo apenas uma reclassificação.

A frequência tem que atingir os 75%, pois se ultrapassar de 25% de ausência já pode ser afastado, sendo abonadas as ausências somente com atestado medico ou militar.

6. DIAGNOSTICO

A prática pedagógica está voltada na perspectiva da escola do campo onde o processo metodológico está fundamentado no trabalho teórico e prático. O gestor procura envolver todos no processo de gestão através do CDCE, dos grupos de estudos, das reuniões pedagógicas, administrativas, de pais e mestres, de eventos promovidos pela escola e a comunidade.

O processo é eficiente, basta cada professor desenvolver o que está proposto no PPP da escolar.

A proposta pedagógica oferecida pela escolar é o acompanhamento e desenvolvimento da avaliação da Proposta Pedagógica da Escola, incluindo atividades coletivas de trabalho pedagógico e os projetos de reforço para recuperação da aprendizagem.

A gestão financeira da escolar está bem organizada e estruturada, pois as prestações de contas estão praticamente em dias.

7. DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

O processo de ensino/aprendizagem será avaliado de forma contínua, cumulativa e sistemática, visando diagnosticar e registrar os progressos e dificuldades do aluno, possibilitando ao aluno a auto avaliação de sua aprendizagem.

As avaliações serão feitas bimestralmente, através de provas escritas, trabalhos, pesquisas e observação direta, sendo que os aspectos qualitativos sempre prevalecerão sobre os aspectos quantitativos. Os instrumentos de avaliação serão sempre dois ou mais, sendo um deles uma prova escrita.

Os critérios são os previstos nos objetivos de cada componente curricular e nos objetivos gerais de formação educacionais preconizados pela Escola.

Os resultados de avaliações serão registrados, para cada componente curricular, por meio de sínteses bimestrais, semestrais e finais por nota e conceito.

A recuperação é feita através da sala de articulação. Não existe classe de aceleração.

8. DIRETOR DA ESCOLA

O Diretor tem o papel de atuar de forma voltada para a mediação entre o corpo docente e o discente, para que as propostas pedagógicas e curriculares possam ser desenvolvidas de forma eficazes, fornecendo meios para o entrosamento entre a Escola e a comunidade. Em síntese, desenvolver atividades que garantam o bom funcionamento da Escola, em todos os segmentos, zelando pela melhor consecução possível da tarefa de toda a equipe escolar.

O diretor tem boas condições de trabalho com uma sala ampla e arejada.

A proposta é continuar o mesmo plano de gestão atual que já desenvolve a escolar democrática, onde todos têm vez e voz.

9. DESCRIÇÃO DO PRÉDIO E INSTALAÇÕES

A escola possui um considerável espaço para as realizações das ações escolares bem conservados, com isso dando aos profissionais de educação e ao corpo docente, boas condições de estudos, faltando apenas uma quadra coberta.

Quanto à estrutura física, a escola conta com:

05 salas de aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com