TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA LEI DE MENDEL

Por:   •  3/9/2013  •  5.844 Palavras (24 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

CURSO: QUÍMICA

DISCIPLINA: BIOLOGIA GERAL

PROFESSORA: NADJA GAIDO

RELATÓRIO

ESPERANTINÓPOLIS

2012

JOÃO DE SOUSA MARTINS

PRIMEIRA LEI DE MENDEL

ESPERANTINÓPOLIS

2012

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVO 5

2.1 Geral 5

2.2 Especifico 5

3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6

4. CONCLUSÃO 25

INTRODUÇÃO

O monge e cientista austríaco Gregor Mendel e suas descobertas, feitas por meio de experimentos com ervilhas, realizadas no próprio mosteiro onde vivia, foram extremamente importantes para que hoje conhecêssemos os genes e alguns dos mecanismos da hereditariedade. Suas experiências foram, também, muito significantes para a compreensão de algumas lacunas da Teoria da Evolução, proposta tempos antes.

O sucesso de seus experimentos consiste em um conjunto de fatores. Um deles foi a própria escolha do objeto de estudo: a ervilha Psim sativum: planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de suas características contrastantes, sem intermediários: amarelas ou verdes; lisas ou rugosas; altas ou baixas; flores púrpuras ou brancas, dentre outras.

Além disso, o monge selecionou e fez a análise criteriosa, em separado, para cada par das sete características que identificou; considerou um número apreciável de indivíduos de várias gerações; e, para iniciar seus primeiros cruzamentos, teve o cuidado de escolher exemplares puros, observando-as por seis gerações resultantes da autofecundação, para confirmar se realmente só dariam origem a indivíduos semelhantes a ele e entre si.

O relatório apresentado visa mostrar todas as fazes destes processos utilizando gráficos exemplificados para facilitar a compreensão do leitor.

OBJETIVO

Geral

Demonstrar todo o processo da lei de Mendel.

Especifico

 Analisar gráficos explicativos

 Mostrar todos os métodos feitos por Mendel

 Relacionar todos os fatores genéticos

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores

A comprovação da hipótese de dominância e recessividade nos vários experimentos efetuados por Mendel levou, mais tarde à formulação da sua 1º lei: “Cada característica é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.

Mendel não tinha idéia da constituição desses fatores, nem onde se localizavam.

As bases celulares da segregação

A redescoberta dos trabalhos de Mendel, em 1900, trouxe a questão: onde estão os fatores hereditários e como eles se segregam?

Em 1902, enquanto estudava a formação dos gametas em gafanhotos, o pesquisador norte americano Walter S. Sutton notou surpreendente semelhança entre o comportamento dos cromossomos homólogos, que se separavam durante a meiose, e os fatores imaginados por Mendel. Sutton lançou a hipótese de que os pares de fatores hereditários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com