TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO POMADAS

Por:   •  19/4/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  8.879 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - FUnC

CURSO DE FARMÁCIA – 5ª FASE

TÁBATHA RAMME AFONSO

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: POMADAS

CONCÓRDIA

2012

1.0 INTRODUÇÃO

Pomadas são preparações semi-sólidas, que são aplicadas sobre a pele ou membranas mucosas, podendo conter substâncias medicamentosas ou não.As pomadas sem fármacos são utilizadas como protetoras, emolientes ou lubrificantes, e as bases podem ser utilizadas por seus efeitos físicos ou como veículos para pomadas medicamentosas.

As pomadas bases estão classificadas em quatro grupos: bases hidrofóbicas, bases de absorção, bases removíveis por água e bases hidrossolúveis.

As bases hidrofóbicas são denominadas bases de hidrocarbonetos. Quando aplicadas sobre a pele têm efeito emoliente, protegendo a pele contra a perda da umidade, e são de difícil remoção por lavagem. A vaselina, vaselina sólida, pomada branca e pomada amarela são exemplos de base de hidrocarbonetos.

As bases de absorção podem ser de dois tipos: as que permitem a incorporação de soluções aquosas, formando uma emulsão água-em-óleo. E as que já são emulsões água-em-óleo, que permitem a incorporação de quantidades adicionais de soluções aquosas. Elas são facilmente removidas da pele por lavagem, pois a fase externa da emulsão é oleosa.

As bases removíveis por água são emulsões óleo-em-água semelhante a cremes. São facilmente removidas da pele com água, por ter a fase externa aquosa. Um exemplo é a pomada hidrofílica.

As bases hidrossolúveis não contêm componentes oleosos. Elas são completamente laváveis e por isso são chamadas de não-oleosas. Como amolecem muito com a adição de água, não são adequadas para a incorporação de grandes quantidades de soluções aquosas, sendo utilizadas principalmente para a veiculação de substâncias sólidas.

Existem dois tipos de preparação de pomadas, a incorporação e fusão, dependendo da natureza de seus componentes. Na incorporação são misturados até ser obtida uma preparação uniforme. E no método de fusão, todos ou alguns componentes de uma pomada são combinados e fundidos juntos e, em seguida, mantidos sob agitação constante até o resfriamento e a solidificação. Os componentes que não foram fundidos são adicionados à mistura antes da completa solidificação, mantendo a agitação.

Nesse trabalho serão apresentados os procedimentos feitos na aula prática de Farmacotécnica I, sobre dois tipos de bases de pomadas:

• Pomada de Lanovaselina

• Pomada Hidrofílica

2.0 OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é explicar sobre o que são, e os tipos de pomadas e demonstrar o modo de preparo seguindo as Boas Práticas de Manipulação Farmacêutica.

3.0 MATERIAIS

3.1 Materiais para a pomada de Lanovaselina

01 balança

01 espátula

01 gral

01 pistilo

03 copos de plástico

3.2 Materiais para a pomada hidrofílica

01 balança

01 béquer

01 banho-maria

01 espátula

01 gral

01 pistilo

4.0 FÓRMULAS FARMACÊUTICAS

4.1 Pomada de Lanovaselina

Lanovaselina Anidra...........30%

BHT.....................................0,02%

Vaselina sólida......qsp........100%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com