TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Potengi

Pesquisas Acadêmicas: Rio Potengi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  1.664 Visualizações

Página 1 de 2

O Rio Potengi é o mais importante do nosso estado, no inicio da colonização recebeu o nome de Rio Grande devido a sua grande extensão, ele nasce no Município de Cerro Corá e possui sua foz no município de Natal, capital do Rio Grande do Norte, cujo nome vem justamente do rio.

O nome do rio sofreu algumas mudanças durante o passar do tempo, de Rio Grande passou a chamar-se Potenji- que significa Rio dos Camarões, sua grafia é com j, pois vem da língua tupi- após um acordo ortográfico de 1984 passou a chamar-se Potengi.

É nas margens desse rio que muito da história de Natal foi construída, seu leito foi usado nas lutas de invasão do território potiguar, por este motivo foi construído o Forte dos Reis Magos em sua foz para a defesa do território e com a construção do forte começa o povoamento ao longo de suas margens. Os ribeirinhos, povo que vive as margens do rio vivem da pesca, extração de marisco e da caça ao caranguejo.

É no rio Potengi que está situado o porto de Natal, local de embarque e desembarque de pescados e diversos produtos de exportação produzidos no estado é também o local onde estão situadas as pontes que ligam a zona norte de Natal as zonas sul e leste.

Cenário de grande beleza com um dos pores-do-sol mais belos do país vem sofrendo com a poluição de suas águas. Diariamente em média cerca de 26 bairros lançam de 300 a 400 quilos de lixo in natura no rio, além do lixo o rio vem sendo desmatado para a construção de criadouros de camarão, todos esses fatores estão causando o desequilíbrio ecológico desta área, prejudicando assim a vida da população ribeirinha bem como afetando a vida de todos os habitantes de Natal.

Problemas que requerem uma solução imediata visto que vem se agravando a passos largos e prejudicando a vida ambiental como um todo. Um dos problemas causadores da poluição do rio é o esgoto que é lançado diariamente no rio sem nenhum tratamento, a prova disto fica bem clara no ponto do canal do Baldo, onde pode ser visto a mudança na coloração do rio e o mau cheiro existente no local.

Uma das medidas para tentar solucionar este problema vem sendo feita pela Urbana que retira a matéria sólida através de barcos, outra medida vem com a ação voluntária de estudantes e da população que se mobilizam na limpeza das margens do rio, porém isso ainda não resolve o problema que muito complexo.

A cidade do Natal precisa de uma estação de tratamento de esgoto, além da conscientização da população como um todo, para que não despejem lixo no rio e nas vias públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com