TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido sistemas respiratório e digestório

Por:   •  21/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS VII[pic 1]

ENFERMAGEM – ANATOMIA TEORICA

DOCENTE: ANTONIA ADONIS CALLOU

DISCENTE: ANGELA DE SOUZA CAJUHI

Estudo dirigido dos sistemas:

Respiratório e Digestório

Senhor do Bonfim - Outubro de 2014

SISTEMA RESPIRATÓRIO

  • Funções:

Conduz o ar do meio ambiente para os pulmões e vice versa, além de filtrar, pré-aquecer e umedecer o ar inspirado.

  • Anatomia:

1. Cavidade nasal: o inicio das vias respiratórias. Possui septo nasal, constituído por dois ossos (etmoide e vômer) e uma cartilagem septal. Liga-se através de pequenos orifícios com os seios paranasais e com os olhos, por meio do ducto lacrimal.

Encontra-se na cavidade nasal mucosa e cílios nasais (vibrissas), estes tem como funções:

- Reter substâncias do ar e manter a umidade natural da mucosa, além do pré-aquecimento do ar através da rede venosa quando o ar inspirado estiver mais frio e vice versa e também tem como característica a olfacao por meio das células olfativas.

2. Faringe: depois de passar pela cavidade nasal o ar vai para a faringe, que pertence tanto a via respiratória quanto ao sistema digestório, por sua vez segmentada em três partes (nasofaringe, orofaringe e laringofaringe).

3. Laringe: Constituída de quatro tipos de cartilagens, das quais se destacam a tireóidea, que forma no homem o “pomo de Adão”, e a epiglote, que fecha a laringe no momento da deglutição e abre durante a respiração e fala. É também na laringe que estão as cordas vocais e a glote, que é a fenda entre as cordas vocais. Sendo assim, as funções da laringe são:

- Umedecer, aquecer o ar e reter as partículas estranhas através do muco secretado pela sua mucosa; Impedir, pela ação da epiglote, que corpos estranhos penetrem; Fonação, por meio da vibração das cordas vocais e da atuação dos músculos da laringe.

4. Traqueia: Composta por anéis cartilaginosos, que permitem mobilidade elástica( fator importante para a eliminação de muco pela tosse), glândulas secretoras de muco e células epiteliais ciliadas. A função da traqueia é permitir que o ar chegue até aos alvéolos pulmonares uniformemente úmido, aquecido e sem corpos estranhos.

5. Brônquios: Ao final da traqueia começam surgir ramificações que formam os brônquios que penetram no pulmão e a partir dai formam-se ramificações mais finas (bronquíolos) até terminarem no alvéolo pulmonar.

6. Pulmões: Formado pela árvore brônquica e milhões de alvéolos, sendo separados em lado esquerdo e direito pelo mediastino e sua base apoiada no diafragma. Seu lado direito é maior e divide-se em três lobos (superior, médio e inferior) e o esquerdo somente com dois lobos (superior e inferior) e em cada lado existe o hilo pulmonar que é o local de entrada ou saída de brônquios, vasos e nervos pulmonares.

A pleura é a dupla membrana que recobre cada pulmão e entre as duas pleuras existe a cavidade pleural que contém um liquido que permite o deslizamento sem atrito do pulmão sobre a parede torácica, As duas pleuras são:

- pleura pariental: forra as paredes do tórax do lado correspondente

- pleura visceral ou pulmonar: recobre o pulmão

[pic 2]

SISTEMA DIGESTÓRIO

  • Funções: Modifica os alimentos de forma biológica e química afim de possibilitar a absorção dos nutrientes presentes nesses alimentos, seja por meio da fabricação de muco, que permite o deslizamento do bolo alimentar, ou pela secreção de enzimas que modificam quimicamente os alimentos, tornando-os absorvíveis.
  • Anatomia: De acordo com suas funções, o trato digestório pode ser dividido em três partes:

- superior: referem-se à boca, faringe e esôfago; tendo como função: ingestão, trituração, insalivação e transformação de alimentos em bolo alimentar pastoso.

- mediana: referem-se ao estômago e intestino delgado, que têm como função modificar a estrutura química dos nutrientes, tornando assim absorvíveis pela corrente circulatória.

- inferior: referem-se ao intestino grosso, reto e ânus; funcionam na reabsorção da água e eliminação do bolo alimentar não aproveitado.

1. Boca: Cavidade inicial do sistema digestório, que termina na faringe e se liga ao meio externo pelos lábios. Limitada nas laterais pelas bochechas e superior e inferior pelos palatos (onde esses podem ser anterior e ósseo: palato duro; e posterior e muscular: palato mole; onde se situa a úvula)

- Língua: Constituída de músculo e tem como funções empurrar e impulsionar o bolo alimentar entre os dentes durante a mastigação, misturando com saliva; participar da articulação das palavras; órgão gustativo, por meio das papilas gustativas; participar da defesa contra infecções por meio das células linfáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (236.6 Kb)   docx (176 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com