TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido: Sistema cardiovascular

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 7

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Escola Ciências da Vida

Laboratório de Fisiologia

Estudo dirigido: sistema cardiovascular

  1. Quais as funções do sangue? Explique-as.

Em linhas gerais, o sangue é a porção circulante do líquido extracelular responsável por transportar material de uma parte do corpo para outra. As proteínas plasmáticas participam de muitas funções, incluindo a coagulação do sangue e a defesa contra invasores externos. Além disso, elas agem como carreadores para hormônios esteroides, colesterol, fármacos e certos íons, como o ferro. Por fim, algumas proteínas plasmáticas atuam como hormônios ou como enzimas extracelulares. As albuminas são contribuintes principais para a pressão coloidosmótica do plasma e carreadores para várias substâncias. As globulinas partipam dos fatores de coagulação, enzimas, anticorpos e carreadores para várias substâncias. O fibrogênio Forma filamentos de fibrina essenciais para a coagulação do sangue e a transferrina, o transporte de ferro. Os eritrócitos desempenham um papel-chave no transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e de dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. As plaquetas são fundamentais para a coagulação, o processo pelo qual os coágulos sanguíneos previnem a perda sanguínea em vasos danificados. Os leucócitos desempenham um papel-chave na resposta imune, defendendo o corpo contra invasores externos, como parasitos, bactérias e vírus.

  1. O que é diapedese? Quais os tipos de leucócitos e suas funções?

A diapedese é a passagem dos leucócitos para o tecido conjuntivo. Faz-se por atravessamento dos vasos sanguíneos. O sangue contém cinco tipos de leucócitos maduros: linfócitos que realizam a defesa do organismo contra agentes infecciosos (vírus, bactérias, substâncias alergênicas e outros corpos hostis que podem penetrar no corpo humano), monócitos que defendem o organismo de corpos estranhos e também removem células mortas ou alteradas do nosso corpo, removem partículas estranhas e destroem células tumorais (monócitos que deixam a circulação e entram nos tecidos se diferenciam em macrófagos), neutrófilos que quando maduros são células altamente especializadas no exercício da fagocitose e destruição intracelular de bactérias, principalmente por mecanismos que envolvem a ativação de peroxidação e uso de proteínas de seus grânulos e citoplasma como lisozimas, defensinas, proteínas catiônicas, entre outras, eosinófilos  que têm uma atividade proinflamatória e citotóxica considerável, participando da reação e patogênese de numerosas doenças alérgicas, parasitárias e neoplásicas e basófilos que tem funções nas respostas alérgicas e na regulação imune.

  1. Quais as válvulas presentes no coração? Explique-as. Onde estão localizadas?

As valvas atrioventriculares encontram-se localizadas entre os átrios e os ventrículos. São elas: valva tricúspide, possui três cúspides (válvulas), estruturas pontiagudas de tecido fibroso, revestidas pelo endocárdio que se projetam para dentro do ventrículo. Está localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito e tem a função de impedir que o sangue retorne para o átrio direito durante a sístole ventricular. Valva bicúspide ou mitral, Possuindo apenas duas cúspides (válvulas), a valva bicúspide ou mitral localiza-se entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Possui estrutura semelhante á valva tricúspide e tem a função de impedir que o sangue retorne para o átrio esquerdo durante a sístole ventricular. E também encontramos no coração as valvas semilunares que são valvas onde tem a função de impedir que o sangue retorne para o coração durante a diástole ventricular. São duas as valvas semilunares: valva do tronco pulmonar localizada no tronco encefálico, a valva do tronco pulmonar permite com que o sangue flua para os pulmões durante a sístole ventricular e impede que o sangue retorne ao coração durante a diástole ventricular, e a valva da aorta que está localizada no óstio onde a artéria aorta se inicia, a partir do ventrículo esquerdo. Tem a função de permitir que o sangue flua para a circulação sistêmica durante a sístole ventricular e impedir que o sangue retorne ao ventrículo esquerdo durante a diástole ventricular.

  1. Explique pequena circulação e grande circulação.

Pequena circulação consiste na circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigénio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração. Inicia-se no ventrículo direito e termina na aurícula esquerda do coração. O sangue, pobre em O2 e rico em CO2, entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde se realiza a hematose pulmonar, processo de trocas gasosas que eliminam o CO2 do sangue e o tornam rico em oxigénio.

 Grande circulação consiste na circulação sanguínea na qual o sangue arterial rico em oxigénio é bombeado para os principais órgãos do corpo humano e retorna como sangue venoso pobre em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é a circulação coração-corpo exceto pulmões-coração. Inicia-se no ventrículo esquerdo e termina na aurícula direita do coração. O sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde o oxigênio é consumido. O sangue venoso pobre em oxigénio (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se na aurícula direita. Da aurícula direita o sangue passa para o ventrículo direito através da valva tricúspide.

  1. Qual a função dos discos intercalares e dos túbulos T das células miocárdicas?

As células do músculo estriado cardíaco são menores e estão unidas entre si através de especializações da membrana plasmática chamadas de discos intercalares. Graças aos discos intercalares, um estímulo recebido em uma região do coração é repassado para todas as células musculares estriadas cardíacas, levando todo o coração a se contrair. Já a função dos túbulos T   é a contração uniforme de cada fibra muscular. Esse sistema é constituído por uma rede complexa de invaginações tubulares do sarcolema da fibra muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com