TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADOS A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE

Por:   •  27/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  8.031 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

 CURSO DE ENFERMAGEM

HELLEN MARIA PEREIRA DE ARAUJO

LUCAS NUNES RODRIGUES

MARINEIDE MARTINS

CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADOS A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE

 PALMAS – TO 2015

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

 CURSO DE ENFERMAGEM

HELLEN MARIA PEREIRA DE ARAUJO

LUCAS NUNES RODRIGUES

MARINEIDE MARTINS

CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADOS A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de Processos Patológicos em Situações Clinicas , para obtenção de nota sob orientação da Professora Juliana Bertho.

PALMAS – TO 2015

Pielonefrite - Infecção Urinária Alta

A pielonefrite, ou infecção das vias urinárias superiores, é o processo infeccioso que envolve os rins, normalmente causada por bactérias que migram até eles, vindas da bexiga.

         As infecções que acometem o trato urinário, independente do seu local de origem, geram nos pacientes grandes complicações, em virtude do tratamento tardio e, na maioria das vezes, insatisfatório.

O público feminino é o mais vulnerável, tanto do ponto de vista anatômico, já que a uretra nas mulheres possui um comprimento reduzido, como também,relacionado a aspectos de higiene corporal.Todavia, um dos maiores problemas quando se trata de infecções do trato urinário (ITU), é a falta de conhecimento da patologia por parte dos pacientes, levando dessa maneira a um agravo da condição clínica.

Geralmente o paciente refere dor na região lombar (abaixo da última costela nas costas), febre alta, calafrios, ardência para urinar, sensação de urina quente e urina mais escura. Náuseas e vômitos acompanham o quadro.

Diagnósticos de enfermagem para um paciente portador de pielonefrite

Dor aguda relacionada a agentes lesivos biológicos evidenciados por relato verbal de dor

Conhecimento deficiente relacionado à falta de exposição evidenciada por verbalização do problema.

 

cuidados : controle da dor , administração de analgésicos e antibióticos conforme prescrição médica; diminuição de estressores ambientais; promover conforto ; orientações ao paciente e ao familiares sobre a etiologia das infecções do trato urinário e suas possíveis consequências e também orientações acerca da importância da adesão precoce do tratamento e implementação de medidas não- farmacológicas.

Eliminação urinária prejudicada, relacionados à infecção no trato urinário, múltiplas causas, obstrução anatômica; caracterizada pela disúria, frequência, hesitação urinaria (dificuldade/demora para ir a micção, retenção urinaria, urgência urinaria.

Cuidado: instruir o paciente/ família a registrar o debito urinário quando adequado, monitorar a ingestão e eliminação, monitorar o grau de distinção da bexiga por meio de palpação e percussão, promover a ingestão nutricional adequada, orientar o paciente e os familiares sobre os sinais e sintomas de infecção e sobre o momento de relata-las ao provedor de cuidados da saúde. Ensinar o paciente e a família como evitar infecções, promover a conservação e o preparo seguro dos alimentos.

Sobrecarga de stress, relacionada a múltiplos estressores concomitantes (ameaças/ exigências ambientais, exigências sociais, caracterizada por demonstrar aumento de sentimento de raiva, expressar sensação de pressão, expressar dificuldade de funcionamento e tomada de decisão.

Cuidado: investigar com o paciente as estratégias anteriores de enfrentamento, encorajar o uso de estratégias de enfrentamento, oferecer atividades de lazer.

Comportamento de saúde propenso a risco, relacionado a atitude negativa em relação aos cuidados de saúde, múltiplos estressores caracterizado por não conseguir agir de forma a prevenir problemas de saúde, demonstra não aceitação da mudança no estado de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com