TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5. Quais são As Unidades Funcionais De Um Sistema Computacional?

Artigo: 5. Quais são As Unidades Funcionais De Um Sistema Computacional?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  2.691 Visualizações

Página 1 de 4

COMPUTADOR NEANDER

Definida por Werber, a máquina Neander é uma arquitetura rudimentar baseada em acumulador, de caráter didático, que pode ser completamente apresentada em uma ou duas aulas. Uma análise superficial do conjunto de instruções, entretanto, torna claro que muitas operações usuais (como chamada de rotinas, indexação, ponteiros, etc) são difíceis ou mesmo impossíveis de serem com ele implementadas. O mesmo livro apresenta outras arquiteturas mais sofisticadas, mas nenhuma realmente tão simples e com vantagens para o ensino em tempo curto.

Algumas das características apresentadas pelo Neander são:

 largura de dados e endereços de 8 bits;

 dados representados em complemento de dois;

 um acumulador de 8 bits (AC);

 um apontador de instruções de 8 bits (PC);

 um registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z).

Para representar um endereço são necessários 8 bits, onde, desses 8 bits podem ser obtidos um número máximo de 256 posições de memória endereçável. Os registradores disponíveis são: Um registrador de estado com dois códigos de condição: Negativo (N) e Zero (Z); Um registrador de 8 bits para servir de acumulador e outro registrador de 8 bits para o PC (registrador – contador). Quando o registrador utiliza números inteiros negativos eles podem ser representados através de um complemento, utilizando a instrução NOT.

As instruções podem ter um ou dois bytes (8 e 16 bits), ocupando uma ou duas posições na memória. Nas instruções com apenas um byte, os 4 bits mais significativos contêm o código da operação. As instruções com dois bytes são aquelas que fazem referência a um dado imediato ou operando na memória. Os 4 bits de mais baixa ordem do primeiro byte são reservados para futuras expansões.

O conjunto de instruções do Neander é composto por 11 instruções. Estas instruções são codificadas por meio dos quatro bits mais significativos da palavra que contém o código da instrução.

Abaixo está a tabela com o conjunto de instruções compreendidas pelo Neander:

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES DO NEANDER

Código Instrução comentário

0000 NOP nenhuma operação

0001 STA end armazena acumulador – (store)

0010 LDA end carrega acumulador – (load)

0011 ADD end soma

0100 OR end “ou” lógico

0101 AND end “e” lógico

0110 NOT inverte (completamente) acumulador

1000 JMP end desvio incondicional – (jump)

1001 JN end desvio condicional – (jump on negative)

1010 JZ end desvio condicional – (jump on zero)

1111 HLT término de execução – (halt)

SIMULADORES

A função dos simuladores é facilitar as atividades didáticas do professor, além de apoiar de forma mais completa para as dificuldades comuns do aluno. Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux, incluindo: editor de texto, Montador (assembler), simulador da arquitetura, visualizador da memória simulada, ferramenta de apoio ao aprendizado de instruções, utilitário para conversões de bases, simulador de visor painel de chaves, gerador/carregador de imagem da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com