TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade I - Sistema Nacional De Educação: Organização E Estrutura

Exames: RE: Unidade I - Sistema Nacional De Educação: Organização E Estrutura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA DE ENSINO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

As políticas públicas em educação deve garantir a qualidade social da educação.

A escola de nove anos deve oferecer para os alunos , condições necessárias para sua estádia no processo educacional , estabelecer uma organização escolar,são oportunidades oferecidas para as crianças que ingressam aos seis anos de idade na escola,possibilitando o aprendizado da leitura e da escrita.

A criança ao ingressar na escola encontra muitos desafios. Por isso é importante que a mesma ao receber essas crianças ,ofereçam estrutura para promover um ensino de qualidade.

A escola de nove anos remete a isso , a estabelecer condições necessárias para o ingresso do aluno , no processo de alfabetização.

É necessário que a escola ofereça um acompanhamento diário no processo educacional. Pois as exigências são grandes.

Para os jovens e adultos o processo educacional deve garantir o direito e a oportunidade em seu aprendizado. Os alunos do EJA são repletos de saberes , vividos em suas experiências do dia dia. São pessoas que tem uma visão ampla do mundo.

Mas a escola tem como objetivo abrir essa janela de conhecimentos para o mundo. Para os alunos do EJA , a escola é o lugar onde se aprende. Mas na verdade eles chegam a esse aprendizado inserido em suas experiências.

Para eles a escola é o lugar onde podem obter conhecimentos: cultural , social e econômico. Onde se sentem seguros. Os jovens e adultos ao ingressarem na escola , estabelecem um vínculo apartir de sua vivência.

Apesar de não saberem ler e escrever , tem um conhecimento com a escrita. Em alguns momentos no aprendizado da alfabetização , parecidos com o aprendizado da criança. Mas referente as atividades , algumas diferenças surgem.

A alfabetização para o adulto se baseia em suas condições de adulto,constrói seu conhecimento com autonomia. A escola no processo da leitura e da escrita deve oferecer condições ampla para a nossa sociedade letrada. O professor deve analisar o conhecimento prévio dos alunos adultos.

Para estabelecer estratégias de ensino que promovam o domínio da leitura e da escrita. Para isso é importante , observar e analisar , para adquirir o diagnóstico preciso. Sempre fazer o registro , para estar em dia com esse diagnóstico em sua trajetória.

É importante esse registro para os alunos saberem seu desenvolvimento.

Vejam seu progresso. É através da avaliação e do registro que o professor consegue estabelecer em seu planejamento , condições importantes e necessárias em suas decisões em sala de aula.

O professor em sua trajetória no ensino da alfabetização seguem métodos que anteriormente era estabelecidos por cartilhas. Estabelecidos por meio da realidade , pelo uso da leitura e da escrita na prática social. Hoje o método é estabelecido pela construção do próprio conhecimento da criança.

Elas constróem seu próprio conhecimento da leitura e da escrita.

As crianças diferenciam seu conhecimento da escrita ao chegarem à escola. Algumas diferenciam letras e desenhos ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com