TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alporquia, Mergulhia e Encostia

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO

CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

CURSO BACHARELADO EM AGRONOMIA

JARLISON SANTOS, JOÃO VICTOR E LUCAS PARMEJANE

Alporquia, Mergulhia e Encostia.

CAMPO NOVO DO PARECIS-MT

2021

JARLISON SANTOS, JOÃO VICTOR E LUCAS PARMEJANE

Alporquia, Mergulhia e Encostia

[pic 1]

DOCENTE:  PROF. DR. LEONARDO DURVAL DUARTE GUIMARÃES

CAMPO NOVO DO PARECIS_MT

2021

Alporquia, Mergulhia e Encostia

Propagação vegetativa por meio da mergulhia:

A mergulhia é um processo de multiplicação no qual a planta a ser formada só será destacada da planta mãe após ter enraizado, sendo recomendada para espécies que apresentam problemas ou dificuldades de propagação por outros métodos (FACHINELLO et al., 2005).

Esse método de propagação de planta se baseia no revestimento parcial ou total do ramo onde se proporcionam-se as melhores condições como umidade ideal, aeração e ausência de luz, estes fatores favorecem a emissão de raízes. O revestimento do ramo alvo de propagação pode ser feito diretamente no solo ou na parte aérea da planta, a época adequada para realizar esse método de propagação é na primavera ou no fim do verão, pois nessas estações as plantas estão em crescimento.

A formação de raízes durante a mergulhia pode ser estimulada por vários tratamentos do caule que causam a interrupção do fluxo de seiva originada nas folhas e nas gemas dos ramos em desenvolvimento, provocando o acúmulo de substâncias de crescimento (carboidratos, auxinas e outros fatores de crescimento) próximo ao local do tratamento (PEIXOTO, 2017).

Tipos de mergulhia

A mergulhia pode ser realizada de diferentes formas, mas de forma geral terá o mesmo objetivo que é o revestimento parcial ou total do ramo escolhido com solo ou material semelhante, como por exemplo a utilização de substratos para revestir o ramo na parte aérea da planta. Quando realizado fora do solo, esse processo chama-se de alporquia ou mergulhia aérea (FACHINELLO et al., 2005).

Mergulhia no solo

Quando realizada no solo, a mergulhia é subdividida em: simples (normal e de ponta), contínua ou de cepa.

        Mergulhia simples normal: O ramo escolhido é curvado em direção ao solo, formando um U, e a parte do ramo que ficar em contato com o solo será fixada para não haver o desprendimento que consequentemente poderá romper as raízes que estão se formando, um fator que pode causar esse dano é o vento. Após o enraizamento, destaca-se a muda da planta mãe e realiza-se o transplante da nova planta em um local definitivo ou em um recipiente, ou seja, esse ramo se tornou uma nova planta independente, representando a multiplicação da espécie.

[pic 2]

Figura 1- Exemplo Mergulhia simples.

        

Mergulhia simples de ponta: Esse método é semelhante a mergulhia simples normal, o que a difere é a extremidade do ramo que estará em contato com o solo e será revestido. Nesse caso será necessário um material de apoio para fixar o ramo e também fazer uma abertura no solo para dar suporte ao material de apoio e condições de enraizamento. Após o enraizamento, destaca-se a muda da planta mãe e realiza-se o transplante da nova planta em um local definitivo

[pic 3]

Figura 2- mergulhia simples de ponta.

        Mergulhia continua chinesa

Esse método segue o mesmo princípio de curvar um ramo e direciona-lo para o solo, neste caso não formará o U, o ramo é mergulhado no solo em formato de linha, ou continuo como assim se chama esse método, quanto maior for a extensão do ramo a ser enterrada melhor será as chances do resultado ser positivo, com origem a várias novas plantas.

Com a cobertura do ramo, as gemas dispostas em sua extensão permanecem sob o solo e emitirão brotações, estas brotações vão emitir raízes e quando bem desenvolvidas, pode-se destacar essas novas brotações da planta mãe e realiza-se o transplante para um local definitivo.

[pic 4]

Figura 3 mergulhia continua chinesa.

Mergulhia continua serpenteada

Neste caso, bem semelhante a mergulhia continua chinesa, porém a forma de revestir o ramo no solo não é por toda sua extensão. As gemas presentes no ramo irão emitir raízes e originarão as novas plantas.

[pic 5]

Figura 4- Mergulhia continua serpenteada.

Mergulhia de cepa

Consiste no plantio de uma muda oriunda de semente ou de estaca e, antes do início da estação de crescimento, faz-se uma poda drástica, para favorecer a emissão de inúmeras brotações. Quando essas brotações atingirem 10 a 15 cm de altura, faz-se a primeira amontoa com terra ou outro substrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com