TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exposição e Intoxicação Ocupacional a Produtos Químicos no Distrito Federal.

Por:   •  27/6/2019  •  Dissertação  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Exposição e intoxicação ocupacional a produtos químicos no Distrito Federal.

Andréia Franco Amoras Magalhães

Eloísa Dutra Caldas

Nesse estudo descreve os casos de intoxicação por produtos químicos atendidos no ambulatório de toxicologia ocupacional do CEREST-DF entre 2009 e 2013.

Este artigo é divido em nove páginas. Na qual a primeira é o resumo que está em português e inglês, logo em sequência a segunda página; vem a introdução, o objetivo, métodos, análise dos resultados, resultados explícitos em tabelas e gráficos, discussão, conclusão e as referências.

Intoxicações com agrotóxicos é um problema significativo de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento e emergentes. Desde 2008, o brasil está entre os três maiores usuários de agrotóxicos no mundo.

CERESTS, Centro de referência em saúde do trabalhador, têm como atribuições coordenar as ações de saúde do trabalhador e ser referência em especialidades médicas de doenças relacionadas ao trabalho. No ambulatório de Toxicologia Ocupacional do CEREST- DF, foi atendidos pacientes no período de 01 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2013. Homens e mulheres residentes no DF, com exposição ocupacional a produtos químicos.  A maioria dos casos atendidos envolveu a exposição a agrotóxicos, seguido de produtos químicos industriais.  Quase 60% dos atendimentos foram de agricultores rurais e agentes de vigilância ambiental, são funcionários da secretária de saúde do DF.

O que nos leva acreditar que para ocorrer várias intoxicações, de certo os trabalhadores não usavam os Ipis. Talvez por não ter conhecimento, ou não fizeram chegar o conhecimento até eles.

Necessita de ações constantes de prevenção junto aos trabalhadores para diminuir a ocorrência de intoxicações com produtos químicos, bem como a integração plena dessa população à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora .

 Ana Felix Morais

Acadêmica do curso de Segurança do Trabalho do IF goiano Rio Verde GO

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (24.7 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com