TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Figura de Linguagem

Por:   •  7/3/2019  •  Seminário  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Quando iniciou-se o trabalho de pesquisa, constatou-se que havia uma carência de estudos dedicados a verificar como as seções dos artigos científicos publicados na área de marketing estão organizadas retoricamente. Levando em conta que é na introdução que o pesquisador induz o leitor, de forma atrativa, a virar a página, a se interessar no trabalho, viu-se importante estudar sobre a análise retórica de introdução de artigos científicos da área de marketing dos últimos 6 anos.

Diante disso, a pesquisa teve como objetivo averiguar a organização retórica da seção de introdução do gênero artigo científico na área de marketing. Constata-se que o objetivo geral foi atendido porque efetivamente, o trabalho conseguiu mediante levantamento bibliográfico e análise de artigos, identificar e descrever os movimentos e passos retóricos mais recorrentes na seção de introdução, e mostrando as semelhanças e diferenças de cada artigo.

Segundo o modelo de análise proposto por Swales (1990), com o intuito de investigar nas introduções de artigos de marketing, a ocorrência e a frequência dos movimentos retóricos e dos passos compostos pelo modelo CARS, observou-se que o movimento 1, 2 e 3, estavam presentes em todos os nove artigos verificados. Com base na totalidade de ocorrências dos movimentos, levando em consideração os passos mais frequentemente usados pelos autores dos artigos examinados, chegou-se a conclusão de que o movimento 1 foi o mais presente nos artigos observados, logo em seguida vem o movimento 3. O movimento 2 foi menos recorrente, podendo ser atribuída às peculiaridades da área disciplinar e talvez ao reduzido número de artigos analisados, totalizando apenas nove artigos científicos.

O procedimento metodológico utilizado envolve 3 etapas básicas: a delimitação do universo de análise, a seleção do corpus e a coleta e análise de dados. Restringindo o universo à área de marketing no intervalo de tempo de 2012 a 2018, usando mecanismos de busca para encontrar tais artigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com