TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fotossíntese

Por:   •  7/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  2.399 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Todos os organismos, incluindo os seres humanos, precisam de energia para conduzir as reações metabólicas de crescimento, desenvolvimento e reprodução. Mas os organismos não podem usar a energia luminosa diretamente para as suas necessidades metabólicas. Em vez disso, eles devem primeiro convertê-la em energia química através do processo de fotossíntese.

A fotossíntese, é o processo no qual a energia luminosa é convertida em energia química na forma de açúcares. Em um processo alimentado por energia luminosa, moléculas de glicose (ou outros açúcares) são construídas a partir de água e dióxido de carbono, e oxigênio é liberado como um subproduto. As moléculas de glicose fornecem aos organsimos dois recursos indispensáveis: energia e carbono - fixado - orgânico.

Esse experimento mostra um exemplo de fotossíntese que nada mais é o que um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento.

Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.

Além disso, como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver. E nesse experimento poderemos ver um exemplo de como e feita a fotossíntese, e como ela ocorre.

Objetivo:

Verificar o efeito do fator luz sobre a fotossíntese. Comprovar a utilização de gás carbônico na fotossíntese.

Materias utilizados:

• 1 Elódea

• Bicarbonato de Sódio

• 1 béquer

• 1Funil de vidro

• 1 Tudo de ensaio (Ou algum recipiente parecido)

• Água

Procedimentos realizados:

1. Em seu recipiente coloque água ( até encher o recipiente) e em seguida coloque a Elódea.

2. Coloque Bicarbonato de Sódio na água

3. Vire o funil dentro do recipiente em cima das Elódeas, com a parte maior para baixo.

4. Observe as bolhas de oxigênio subindo

Descrição do material observado (resultados):

Após ter feito todos os procedimentos, o resultado foi incrível, as bolhas de oxigênio que a planta estava emitindo eram nitidamente visíveis, a Elódea estava fazendo sua fotossíntese, e claramente estava produzindo oxigênio .Na fotossíntese, a energia luminosa absorvida é convertida em energia química no ATP (adenosina trifosfato). Ao mesmo tempo, ocorre a quebra das moléculas da água em hidrogênio e oxigênio, sendo que somente o oxigênio é liberado pela planta.

Conclusão:

Ao final da experiência, após todos passos serem feitos, como fornecemos a planta todas as condições necessárias para ocorrer a fotossíntese (energia luminosa, dióxido de carbono CO2, clorofila, água com sais minerais dissolvidos), pode-se observar a formações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com