TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE E SULFONAÇÃO DE RESINAS POLIMÉRICAS MACROPOROSAS

Por:   •  15/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Fármacos: o que ocorre nos bastidores

1- Tudo começa com muita pesquisa, buscando princípios ativos presentes na natureza que sejam capazes de combater certa doença.

2- Rolam então os chamados testes pré-clínicos, que envolvem testes in vitro (em amostras de tecido humano por exemplo) e em cobaias. Esta etapa é muito importante, pois é onde se tem informações como possíveis efeitos colaterais e dosagem ideal.

3- Dai partem para os testes em humanos. Os testes começam com um grupo de pessoas saudáveis para depois testar-se em grupos de pessoas que sejam portadoras da doença a ser tratada.

4- Após todos os testes o remédio segue para a linha de produção.

Curiosidades:

• Um remédio pode custar 1 bilhão de dólares para ser desenvolvido e pode demorar até 10 anos para chegar às farmácias.

• Para cada kg de remédio produzido se gera de 25 a 100kg de subprodutos, ou seja, 25 a 100 kg de resíduos! (carinha de ual).

Mas nem tudo está perdido...

A química verde pode ser nossa heroína! Podemos demonstrar que quando aplicamos seus conceitos os ganhos são muito significativos.

Um ótimo exemplo da aplicação da química verde em fármacos é na síntese do ácido acetilsalicílico (AAS) que é um dos remédios mais produzidos no mundo, utilizado como analgésico, anti-inflamatório, antipirético ou no combate à febre entre outras finalidades. Essa síntese é um experimento popular nos laboratórios de ensino de química e é convencionalmente realizada em refluxo por 2 horas, com rendimento de aproximadamente 75% (PORTO, 2004).

Através do emprego do conceito de química verde “eficiência energética” utilizando um aparelho de micro-ondas domésticos realiza-se esta mesma reação em aquecimento por 5 minutos. Isto mesmo 5 minutos! E tudo isso numa reação “one pot” (onde todos os componentes são adicionados num único meio reacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com